Nova praça do bairro Olaria entra em fase final de construção

Infraestrutura
07/04/2015 13h52

"Moro aqui há 17 anos, tenho dois filhos e espero usufruir da nova praça  para fazer exercícios e atividades recomendadas para uma vida saudável, além de participar de eventos que serão realizadas aqui", comemora a dona de casa Luciene Silva, que ressalta a importância da obra na transformação da paisagem do conjunto Veneza e a iluminação, que vai deixar a região mais segura para transitar durante a noite.

O depoimento de dona Luciene reflete a opinião de vários moradores do bairro Olaria, Zona Norte da capital, que assistem à concretização de um sonho antigo com a construção da Praça dos Esportes e da Cultura. Com mais este investimento em urbanização de espaços públicos, a Prefeitura de Aracaju proporciona aos quase 20 mil habitantes divididos entre o conjunto Veneza, loteamentos São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade I, um ambiente amplo, seguro e iluminado.

A obra inclui mais de três mil metros quadrados de área com dois blocos em que funcionarão biblioteca pública, telecentros, auditórios, salas multiuso, um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de sanitários com adequações para pessoas com deficiência. No local ainda serão construídos uma quadra coberta com as medidas oficiais para a prática do Voleibol, parque infantil, aparelho de ginástica, rampa de acesso e passeio. Orçada em R$ 1.634.580,46, a obra é fruto da parceria entre a PMA, Caixa Econômica Federal e Ministério dos Esportes.

Andamento da obra

A estimativa dos engenheiros da Diretoria de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), é entregar a obra em 90 dias. Atualmente, os profissionais concentram as ações na parte elétrica e acabamento. Será levantada ainda esta semana a estrutura da cobertura da quadra de esportes.

PMA investe na urbanização de praças

A atual gestão já entregou aos aracajuanos as praças Camerino, Tobias Barreto, José Andrade Góis e Pedro Diniz Gonçalves Filho, totalmente revitalizadas, o que representou um investimento de quase R$ 5 milhões. Também está em andamento a construção da Praça dos Esportes e da Cultura no bairro 17 de Março.

Além disso, a PMA, por meio da Emurb, realiza cotidianamente a manutenção de outras praças. Apenas em 2015, já melhorou as praças José Atanázio do Nascimento, no conjunto JK; a praça Vereador Mário Valois Galvão, localizada no bairro 18 do Forte; a praça do bairro Coqueiral; Praça da Liberdade, no bairro América, entre outros locais.