Mobilidade Urbana: No primeiro trimestre, SMTT revitaliza sinalização em 120 vias de Aracaju

Transporte e Trânsito
09/04/2015 14h06

Após um trabalho intenso durante o ano de 2014, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, continua priorizando a revitalização da sinalização viária horizontal das ruas e avenidas de Aracaju. Tal medida orienta os condutores quanto a utilização adequada da via em que a sinalização está implantada.

Através de um sistema composto por linhas, marcações e símbolos, que transmitem normas de trânsito, as cores amarelo e branco também estão associadas à sinalização viária horizontal. Toda essa estrutura é mantida pela SMTT e segue em acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, priorizando inclusive as faixas de pedestres, tanto para a segurança do pedestre quanto para a disciplina dos condutores.

Nos primeiros meses de 2015, o núcleo de sinalização da SMTT revitalizou cerca de 90 faixas de pedestres em diversas ruas e avenidas, além de eixos e bordos para orientar o fluxo de veículos. Esse trabalho é realizado com equipe e caminhão próprio, adquirido com o intuito de reduzir o custo total do processo. Esse caminhão proporciona qualidade e agilidade nas demandas, pois mescla a mão de obra em manual e mecânica.

O assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, explica como é realizado o processo de revitalização. “Para que não haja transtornos no trânsito durante o dia e a tinta possa secar sem ser prejudicada ou suja, esse serviço é feito durante a noite e madrugada. E como estamos em um período de estiagem, o asfalto adere às tintas rapidamente. O principal desgaste acontece nas vias mais movimentadas, por isso, a revitalização é um trabalho continuo”, disse.

Até agora, cerca de 120 vias foram contempladas, contabilizando mais de 20 bairros beneficiados com nova sinalização viária horizontal. Entre eles, estão inclusos o 18 do Forte, América, Zona de Expansão, Siqueira Campos, Inácio Barbosa e Lamarão. O Centro também recebeu atenção especial nesse processo, onde mais de mil m² de tinta foram utilizados. A área total de tinta chega a 40 mil m², ou seja, mais de 150 baldes de tinta para sinalização viária.

A extensão das linhas de eixo, feitas para demarcar vias de mão única e as de mão dupla, e as linhas de bordo somam mais de 8 mil metros. Esse tipo de sinalização é feita mecanicamente pelo caminhão da SMTT. Outro dado é a quantidade de ondulações transversais (quebra-molas) sinalizadas. Até o momento, quase 80 delas foram pintadas, possibilitando a melhor visualização do dispositivo e fazendo com que o condutor reduza a velocidade do veículo diante dessa necessidade.

 

Para o chefe do núcleo de sinalização, Diego Carvalho, os números são animadores. “O ano está só começando. Ainda estamos no mês de abril. E cada rua que foi atendida, tem a sinalização revitalizada em diversos pontos. Uma sinalização ostensiva é essencial para a melhoria da mobilidade”, salientou.