Coordenadores e conselheiros participam de reunião com a secretária da Educação

Educação
09/04/2015 15h42

A secretária municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, reuniu na tarde da última quarta-feira, 8, no auditório Antônio Vieira, anexo ao prédio da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, coordenadores pedagógicos e conselheiros de todas as unidades de ensino da capital. Assim como aconteceu no dia anterior, quando o encontro foi realizado entre diretores e representantes de pais, a secretária pontuou diversas ações que estão sendo implementadas a favor da melhoria da educação municipal.

“Nós temos dois grandes objetivos. O primeiro é alfabetizar e o segundo é instituir o currículo único como referência na rede municipal”, destacou Marcia Valéria. “A alfabetização é o mínimo que a escola deve e pode fazer. Nós temos um material pedagógico eficiente e prático. Nós, enquanto professores, temos que assumir essa responsabilidade. Temos que ter orgulho das escolas e trabalhar de maneira efetiva para gerar bons frutos”, acrescentou a secretária.

Sobre o currículo único, a secretária da Educação apontou os principais pontos positivos da sua utilização. “Precisamos de uma ferramenta de trabalho que contribua universalmente com a educação dentro das escolas. A eficácia do currículo único é cientificamente comprovada”, apontou. “A finalidade é fazer com que as crianças percebam o mundo de maneira crítica com o domínio das disciplinas ensinadas”, enfatizou.

Entre os diversos assuntos abordados pela secretária, o Pacto de Gestão foi o principal tema da reunião. “Temos metas locais, a partir da realidade de cada escola, assim como metas coletivas. Dentro disso temos que observar as atividades diariamente, considerar as taxas de repetência, evasão escolar, o índice do IDEB, por exemplo, e avaliar criticamente o que estamos fazendo”, disse a secretária.

“Eu tenho muito orgulho do sucesso dos projetos que são desenvolvidos. Eu me vejo em cada um dos representantes das escolas. Fico extremamente satisfeita quando leio o que vocês estão fazendo por meio das redes sociais. Sabemos das dificuldades e mais ainda do que vocês são capazes de fazer para mudar a realidade”, finalizou Marcia Valéria.