João Alves Filho autoriza obra da Praça Dom José Thomaz

Infraestrutura
10/04/2015 16h40

Visando proporcionar dignidade, lazer, segurança e qualidade de vida para os moradores do bairro Siqueira Campos, a Prefeitura de Aracaju, através de Secretaria Municipal da Infraestrutura, assinou, nesta sexta-feira, 10, a ordem de licitação para a reforma da Praça Dom José Thomaz. Um investimento de R$ 2,3 milhões em um espaço de 15 mil metros quadrados que revitalizará o espaço público. Entre os benefícios realizados estão a liberação de sinal wi-fi, espaço de leitura, equipamentos de ginástica para os idosos, parque infantil, casas de bonecas, área verde, mesas para jogos, quadra de esporte, pista de corrida e a presença da Guarda Municipal garantindo a segurança dos cidadãos.

Uma das questões mais importantes que foram citadas pelo prefeito João Alves Filho, foi a segurança do local. A praça foi tomada por marginais e traficantes de drogas, impossibilitando, com isso, a presença das famílias que, por medo, deixam de frequentar o local.

"Traremos segurança absoluta para a praça. Recebemos diversas ameaças para que não realizássemos esta obra, ameaças direcionadas, também, contra mim. Já recebi muitas ameaças, mas não permitirei que marginais vendam drogas para as nossas crianças e adolescentes. Estes marginais serão tratados com vigor e com firmeza. A Guarda Municipal estará aqui e não admito que as nossas crianças sejam violentadas por este crime. Na inauguração, faço questão de estar sentado aqui com os pais de famílias vendo os nossos jovens aproveitando, com segurança todas as melhorias que vamos proporcionar", reforça João Alves.

Acompanhando de perto a autorização da obra de reforma da praça, o vice-prefeito José Carlos Machado disse que esta obra é fundamental para a comunidade do Siqueira Campos. De acordo com ele, durante a campanha muitos pedidos foram feitos para resolver o problema da Praça Dom José Thomaz que, ao invés de servir como área de lazer e ponto de encontro, passou a ser utilizada por traficantes e poucas pessoas tinham coragem de frequentá-la. 

"O prefeito é um apaixonado por áreas de lazer, principalmente por aquela que cumpre verdadeiramente o seu papel. Entregamos praças completamente reformadas, como é o caso da Praça Camerino, Praça Tobias Barreto, entre outras. Breve, assinaremos outras ordens de serviços como esta que estamos iniciando hoje. Aqui teremos uma obra completa, a população será atendida plenamente. Esse é o compromisso do prefeito de resgatar esses espaços e devolver para o bom uso da população", destacou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, avalia a obra de extrema importância para os moradores do bairro, que terão de volta um dos poucos espaços de lazer da localidade. "O Siqueira Campos é um dos bairros mais importantes de Aracaju, devido ao seu desenvolvimento comercial, e por abrigar várias escolas, colégios, clínicas e unidades de saúde. Em contra partida, é carente de locais públicos para práticas esportivas e para o lazer. Para a Prefeitura é muito importante devolvermos a praça Dom José Thomaz para a comunidade, que hoje serve de ponto de consumo e comercialização de drogas, mas no futuro voltará a ser utilizada pelos moradores do bairro", comemora Luiz Durval.

A presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Socorro Cacho, afirmou que "a praça tem uma área de mais de 15 mil metros quadrados e com a reforma traremos um espaço direcionado para pessoas de todas as idades. Esse espaço trará qualidade de vida para os moradores dessa região. A praça, além do aspecto físico, também tem grande valor cultural", lembrou.

Segundo o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, "é uma satisfação muito grande trazer para o Siqueira Campos, que é o bairro mais populoso da nossa capital, uma praça como a que está no projeto. A praça é cercada por grande comércio, onde há uma igreja, colégios e supermercado, em um local que estava infestado de maus elementos. Aqui ocorreram diversos crimes, como na semana passada, e tudo tem o seu momento de chegar ao ponto final. Hoje está sendo feita a assinatura da ordem de licitação, que já tem data marcada para o dia 15 de maio e assim daremos o start para esta reforma", declarou.

José Lopes Cardoso, um dos moradores do bairro, disse que é um dos frequentadores da praça onde joga com colegas aposentados. "Há vinte anos que moro aqui e nunca olharam o caos do local. Hoje fico feliz em ver a iniciativa da Prefeitura e teremos tempos melhores. Hoje as pessoas deixam de vir à missa por medo de assaltos e agora acreditamos que tudo será diferente", afirmou.

A solenidade foi prestigiada por secretários municipais e pelos vereadores Anderson de Tuca, Jailton Santana, Valdir Santos, Vinícius Porto, Agamenon Sobral, Dr. Gonzaga e Ivaldo José, além dos alunos do Instituto Dom Fernando Gomes, localizado próximo à praça, que foram levados pelo diretor para prestigiar a ação.