'Ganhei minha independência através da Fundat', afirma aluna de curso

Formação para o Trabalho
13/04/2015 13h30

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), encerrou na última sexta-feira, 10, o curso de Confecção de Bolsas em Tecido, oferecido por meio do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas foram ministradas pela primeira vez em uma unidade móvel do Senai, localizada na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Coroa do Meio.

De acordo com o instrutor do curso, José Rumário, as mulheres são o público mais interessado em se profissionalizar nesta área. "A intenção do Senai é promover a satisfação do aluno", afirma. Segundo ele, antes das aulas práticas, as alunas tiveram noções de integração pessoal e empreendedorismo. "Busco ensinar peças da atualidade para que elas coloquem em prática em casa", explica José. O instrutor também ressalta que este é um ramo bastante produtivo para empreender. "A intenção é dar condições para que elas tenham uma renda", reforça.

Disposição para ir além

A aluna Aurelúcia Morais, de 49 anos, trabalha como esteticista, mas enfatiza a necessidade de buscar mais de um caminho profissional. Ela já tem um curso de costureira e, agora, deseja se aperfeiçoar e mergulhar na confecção de bolsas. "Quero fazer para vender e poder ter outra renda além da que tenho", conta Aurelúcia.

Para a aluna Lindinalva Sales, de 61 anos, é muito prazeroso aprender algo novo. Ela já fez os cursos de Massoterapia, Depilação e Bolsas Finas, todos ofertados pela Fundat, além do curso de Modelista, por meio do Senai. "Ganhei minha independência através da Fundat", relata Lindinalva. Há um ano e meio, ela atua vendendo as bolsas que produz e pretende continuar trabalhando para comprar as suas máquinas. "O curso é rico, aprendi a mexer na máquina. O professor passou para gente tudo com paciência, até como lidar com as pessoas", diz a aluna.