Emsurb gerencia o serviço de coleta seletiva na capital

Serviços Urbanos
13/04/2015 16h53

A partir do processo que consiste no recolhimento, em residências e empresas, de materiais recicláveis que se transformarão novamente em matéria-prima é que o serviço de coleta seletiva em Aracaju é realizado. Mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a operacionalização desta prática sustentável organizada pelo poder público depende da contribuição de todos para garantir o melhor resultado para a população e para o meio ambiente.

Além de figurar como uma das soluções para o acúmulo de lixo urbano, a reciclagem proporciona, ainda, economia e sustentabilidade ao ambiente. Com este pensamento, a Emsurb atua em Aracaju desde 2001 com o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Inorgânicos, quando o bairro Inácio Barbosa foi escolhido para fazer parte do programa piloto de coleta seletiva. Do montante recolhido de lixo domiciliar é retirado uma média de 2,5 a 3 % de resíduos inorgânicos destinados a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), no Centro de Triagem "José Walter Bautista Vidal", no bairro 17 de Março.

Já participam do itinerário de coleta seletiva: conjunto Bela Vista; bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José, bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, Conj Augusto Franco, Conj Mar Azul, Loteamento Barroso, Suíssa, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis e o Centro Comercial (estabelecimentos). O cidadão pode obter maiores informações sobre a iniciativa pelo 0800-284-1300 ou 3179-1682.

CARE

A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) foi instituída no âmbito do Projeto Lixo e Cidadania em Sergipe, coordenado pelo Ministério Público de Sergipe, em parceria com o Unicef, Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e algumas empresas.

De acordo com o diretor operacional da Emsurb, Humberto Santana, a implantação da cooperativa teve como objetivo principal a inclusão social dos catadores de lixo mediante a construção de uma unidade produtiva para o beneficiamento e comercialização de material reciclável. “A partir deste projeto se permitiu condições mais dignas de trabalho e como forma de proporcionar melhoria no nível de renda das famílias que desenvolviam atividades de catação no antigo “lixão” da Terra Dura, localizado no Bairro Santa Maria”, destacou.

Coores

Criada recentemente a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores) gera emprego e renda para famílias de ex-catadores de material reciclável do antigo lixão do Santa Maria. Com a integração da cooperativa no Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de Aracaju, o material vendido para a indústria de reciclagem vem do itinerário semanal de recolhimento e é separado numa estrutura preparada para este tipo de serviço. Boa parte de resíduos que servem para reciclagem recolhidos durante o programa Cata Bagulho, também são destinados para cooperativa.