Descarte irregular de lixo provoca alagamentos

Serviços Urbanos
14/04/2015 08h24

Não é difícil de imaginar como ficariam as ruas da capital se cada pessoa jogasse um papel de bala no chão diariamente. O problema do descarte de lixo nas ruas se agrava diante da falta de colaboração dos cidadãos que diariamente jogam nas vias e logradouros públicos, grandes quantidades de resíduos descartáveis. E o lixo não se resume ao papel de bala. Entulhos, garrafas pet, móveis, eletrodomésticos, latas, pneus, entre diversos outros objetos se amontoam e formam um verdadeiro arsenal contra o meio ambiente e a saúde pública. As consequências são o entupimento dos bueiros e a proliferação de vetores como ratos, baratas e mosquitos.

Contra este arsenal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), utiliza diversos meios para vencer a batalha do descarte irregular de lixo. "Utilizamos máquinas, agentes de limpeza e, diariamente, estamos na rua recolhendo os materiais descartados irregularmente pela população. E para somar a este trabalho, contamos ainda com o Cata Bagulho que a cada semana atende uma região evitando que muito entulho sejam despejados em vias públicas", enfatiza Humberto Santana, diretor operacional da Emsurb.

Na avenida Airton Teles, nas proximidades do canal que segue no meio da via, o descarte de lixo dos comerciantes e moradores revela a falta de consciência. "Nesse local, o caminhão coletor passa regularmente fazendo todo o recolhimento. Não há, portanto, justificativa e muito menos a necessidade de jogar o lixo no canal ou em qualquer outro lugar", ressalta Reinaldo Souza, gerente de resíduos sólidos da Emsurb.

As consequências do acúmulo indevido de lixo são agravadas pelos problemas à saúde pública. "A população precisa tomar consciência desse problema uma vez que são eles os mais prejudicados", dispara Reinaldo Souza. Com os bueiros entupidos, o risco de enchentes e alagamentos se tornam maiores, provocando o aparecimento de ratos e obrigando-os a invadir os quintais e residências. "É importante atentar pra esse tipo de consequência", acrescenta. 

Canais de comunicação

Para reforçar o trabalho de limpeza, a Emsurb disponibiliza para a sociedade um número de telefone, que é o 0800 284 1300, além de outros meios de comunicação, como twitter (www.twitter.com/emsurb), facebook (www.facebook.com.br/emsurb) e e-mail emsurb@aracaju.se.gov.br .