SMTT reforça parceria com a população no respeito à sinalização viária

Transporte e Trânsito
14/04/2015 13h48

Em favor da melhoria da mobilidade urbana em Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, vem realizando diversas intervenções nas vias da cidade. Mas, para que as mudanças ocorram sem tanto impacto, o órgão chama a atenção dos condutores para que estejam atentos às elas e colaborem para um trânsito mais seguro.

A revitalização da sinalização de ruas e avenidas, por meio da Diretoria de Planejamento e Sistemas, a SMTT busca diminuir transtornos, principalmente em horário de pico, devido ao grande número de veículos circulando no início da manhã, meio dia e final de tarde. Vários estudos e projetos são feitos pela equipe em pontos específicos onde o trânsito é intenso.

Para o assessor de comunicação do órgão, Flávio Vasconcelos, o diálogo com a comunidade é importante para que a SMTT trabalhe em prol de todos. “Antes de qualquer mudança no trânsito da cidade, conversamos com representantes dos bairros e mostramos o que podemos fazer para diminuir os transtornos. As pessoas também se mostram abertas ao diálogo e contribuem com opiniões. Precisamos de parcerias assim”, disse.

Intervenções

Uma das intervenções realizadas recentemente foi a regulamentação da preferencial na rotatória da av Sílvio Teixeira, há pouco mais de 2 meses. O trânsito na região apresentou melhorias e mais fluidez nos horários de pico. No entanto, o sucesso dessa mudança foi a parceria com os condutores, que passaram a observar melhor a sinalização que indica a preferência de passagem pelos veículos que já estejam circulando na rotatória (art. 29 do CTB).

Infelizmente, em outros trechos da cidade, como nos cruzamentos das avenidas Anísio Azevedo e Acrísio Cruz e deputado Pedro Valadares e rua Jacinto Uchôa de Mendonça (Bomprecinho), há desrespeito às regras de circulação. Nos dois locais, a SMTT extinguiu a ‘Direita Livre’, mas muitos condutores ainda fazem essa conversão, gerando multa, em caso de flagrante por parte de um agente de trânsito.

Para a coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Tereza Santos, é preciso que os condutores estejam atentos às mudanças, principalmente a uma mudança que aconteceu há tanto tempo. “Retiramos a ‘Direita Livre’ ali na Anísio Azevedo porque muitos condutores não utilizavam a faixa correta. Caso ele quisesse seguir em frente deveria se manter na faixa da esquerda, mas iam para a da direita. Quando o semáforo fechava, isso impedia que os demais condutores na direita acessassem a Acrísio Cruz livremente, causando congestionamento e fechando alguns cruzamentos anteriores”, explicou Sheila.

No cruzamento da avenida deputado Pedro Valadares com a rua Jacinto Uchôa de Mendonça, a justificativa para a mudança foi praticamente a mesma, sendo ainda mais necessária em razão das alterações de mão e contra-mão em algumas ruas da região, ocorridas ainda no ano de 2014. A SMTT prevê para 2015 ainda outras mudanças no trânsito de Aracaju e ratifica a participação da sociedade nesse processo, além da obediência às regras e sinalização, e solicitação de atendimento dos agentes de trânsito, diante de irregularidades, pelo Disque Trânsito - 118.