Zona Norte também recebe atenção e serviços durante período de chuva

Obras e Urbanização
14/04/2015 13h28

Desde o último sábado, 11, que fortes chuvas têm caído em Aracaju e também nas demais regiões do estado, com um volume de água acima do esperado para esta época do ano. Os órgãos meteorológicos registram chuvas 50% acima da média esperada para todo o mês de abril, e entre a última sexta-feira, 10 e o domingo, já somavam 125 mm na área litorânea de Sergipe. Atenta às incidências pluviométricas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), permaneceu em alerta desde as primeiras chuvas e ampliou o trabalho na rede de drenagem da capital.

Equipes multiprofissionais compostas por engenheiros, técnicos e agentes de campo, foram mobilizadas e atuaram em todas as partes da cidade, identificando pontos de alagamentos e áreas de risco, resolvendo problemas nas manilhas e desobstruindo a rede de macro e micro drenagens. "Mantivemos um cronograma de trabalho que teve inicio na sexta-feira, continuou no fim de semana e até agora está em execução, atendendo as demandas e solucionando os problemas", informa a engenheira Socorro Cacho, presidente da Emurb.

Além do volume de água acima da média, outros fatores causam transtornos. Socorro Cacho destaca que o problema na rede de drenagem é crônico e nesta gestão foi priorizado. "Em anos anteriores, o problema era bem mais grave, com deslizamento de encostas, inundações, interrupção de ruas e avenidas. Reconhecemos que a rede de drenagem ainda possui pontos de fragilidades de vazão, que temos buscado resolver com trabalho preventivo, mas houve avanços significativos, pois não decretamos estado de emergência como era comum durante administrações passadas", ressalta a presidente.

Na manhã desta terça-feira, 14, teve sequência na Zona Norte o trabalho nas galerias pluviais e os bairros Lamarão, Santos Dumont, Soledade, 18 do Forte, e outros complexos residenciais foram atendidos.  Além desta região, outros pontos da capital também receberam as equipes da Emurb, como o Centro, Zona de Expansão e os bairros da Zona Oeste. Ações emergenciais foram executadas na rede para ampliar a capacidade de vazão e garantir o fluxo das lâminas de água.

Força tarefa

Para atender a população no menor período de tempo, foi criada uma força tarefa pela Diretoria de Operações da Emurb, que vem trabalhando desde o último sábado, 11, ininterruptamente nos principais corredores de trânsito e as áreas com histórico de problemas de alagamentos. Também foram criadas equipes itinerantes, responsáveis por atender as urgências apontadas pela população

Colaboração dos aracajuanos

Segundo dados registrados pela PMA, através das secretarias e órgãos competentes  em Aracaju foram detectados  mais de 1.500 pontos de descarte ilegal de lixo, entulho e dejetos humanos. Isto significa maior possibilidade de obstruir bueiros, bocas-de-lobo, canais e galerias pluviais. Além disso, aproximadamente cinco toneladas produzidas todos os meses e coletadas das vias públicas da capital.

Outro fator que contribui para a ocorrência de alagamentos é um fenômeno conhecido como tábua de maré, ou maré alta, que são variações diárias da pressão atmosférica, provocando o aumento no nível do mar. Com isso, além de dificultar a vazão das águas da rede de drenagem, provoca o movimento inverso, impelindo as águas marítimas para os canais de drenagem.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).