População aprova obra da Praça Formosa

Infraestrutura
17/04/2015 09h04

Oferecer mais qualidade de vida ao aracajuano e transformar o ambiente da capital é o que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem buscado através de obras estruturantes e de urbanização em execução em vários pontos da cidade. Um destes investimentos que vai oferecer mais um espaço de vivência coletiva, inclusive com a expressa manifestação favorável da população, é a reurbanização das obras da antiga área do molhe, no bairro 13 de Julho. A Praça da Praia Formosa será o novo cartão postal de Aracaju, com um amplo espaço de convivência para a população.

O projeto de arquitetura diferenciada absorve uma área de 20 mil metros quadrados e engloba, além da construção da praça, a continuação do Calçadão da 13 de Julho, a integração com um posto policial e diversos elementos urbanos e paisagísticos, oferecendo à população aracajuana mais um local de lazer.

Moradores do bairro e frequentadores do espaço para convivência e prática de esporte esperam com ansiedade a entrega da obra pela Prefeitura de Aracaju. A estudante Pamela Vitória é uma das cidadãs que não vê a hora de poder usufruir do espaço. "Eu moro aqui perto e frequento muito o Calçadão da 13 de Julho.  Essa nova obra será mais um área de diversão para nós".

O espaço vai permitir não só a integração física, mas também a virtual. Os frequentadores do espaço também serão contemplados com Internet gratuita, através de pontos com Wi-Fi espalhados em locais estratégicos. Além de toda a estrutura necessária de um projeto paisagístico para atender a população, o novo espaço também agrega áreas para contemplação, como espelho e túnel d'água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado.

As crianças e os idosos terão espaços projetados especificamente para eles. Equipamentos para que pessoas da terceira idade possam se exercitar e brinquedos como carrossel e parede de escalada para a garotada fazem parte do projeto. A professora de Educação Física, Luana Santana, destaca os benefícios para a saúde. "Será um importante área de pratica de atividade esportiva, integração de pessoas e lazer. Além, claro de melhorar o visual da cidade", diz a professora. A aposentada Maria Rita, moradora da região, também concorda. "Essa obra é maravilhosa. Vai ser um cartão postal pra cidade com área de lazer e muito espaço para as crianças brincarem", comemora a aposentada.

Orçada em R$ 4 milhões, a obra segue dentro dos prazos de execução acordados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).