Conselheiros tutelares são capacitados sobre prática de atendimento à criança e ao adolescente

Assistência Social e Cidadania
17/04/2015 10h13

A fim de oferecer mais informações sobre a prática do atendimento à criança e ao adolescente, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu o seminário 'Conselho Tutelar de A a Z' para os conselheiros tutelares e de direitos que atuam na capital sergipana. Ministrada pelo consultor e conferencista, Luciano Betiate, a capacitação aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, nos dias 16 e 17, das 8h às 18h.    

Na oportunidade, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lúcia Santana, destacou que a capacitação tem como objetivo promover um melhor atendimento nos serviços oferecidos à população dentro dos Conselhos. "Em 2014, nós tivemos a oportunidade de participar de uma palestra de Luciano e resolvemos trazer à Aracaju esses conhecimentos para que os conselheiros possam dar um atendimento de melhor qualidade. Pedimos um apoio à Secretária Selma Mesquita e ela não mediu esforços para que o evento ocorresse", afirmou Santana.

Capacitação

Com carga horária de 16 horas, o Seminário contou com dois módulos e teve a participação de conselheiros de outros municípios e estados. "Atuo há dois anos como conselheira. Viajamos 24 horas para estarmos aqui assim que soubemos pela internet que iria ocorrer essa capacitação. Nós precisamos constantemente de conhecimento porque o conselho tutelar é um órgão que lida com leis  e precisamos acompanhar a mudança da legislação", destaca a conselheira tutelar de Luís Eduardo Magalhães, município localizado na Bahia, Daiana Martins.

De acordo com o palestrante e ex-conselheiro, Luciano Betiate, qualificar o funcionário é primordial para a rede de atendimento á criança e ao adolescente. "Quando o município investe no cimento e no concreto, isso tem muito efeito na vida da população. Mas qualificar o funcionário para atender bem e entender sua função é primordial. O objetivo dessa capacitação é que a criança e o adolescente sejam atendidos com prioridade absoluta e bem atendidos pelos setores e, em especial, pelo Conselho Tutelar. Começamos com a teoria, porque não existe prática sem teoria e depois vamos às questões práticas do dia a dia para estimular o bom atendimento a fim de restabelecer o direito violado", ressalta Betiate.

O juiz Manoel Costa Neto participou da abertura do Seminário, destacando a humanização das leis. "Quando a gente trabalha com criança e com adolescente é como aquele jogador que tem o coração na ponta da chuteira. O conselheiro tutelar tem que ter o coração na ponta dos dedos e, para isso, é preciso humanizar o trabalho", afirma.

Para o conselheiro tutelar do 4º Distrito, José Hernane, os conselheiros precisam de capacitação contínua. "Essa capacitação é extremamente importante. Nós estamos em constante aprendizado. Irá nos ajudar no dia a dia. A atividade de conselheiro tutelar que é zelar pelos direitos da criança e do adolescente não é fácil. Cada dia nós enfrentamos uma situação nova e essa troca de experiências ajuda para que possamos saber a melhor forma de agir", revela Hernane.

A capacitação prossegue até o final da tarde de hoje, 17. Os conselheiros tutelares e de direitos que participaram do Seminário receberão certificados de conclusão no final do curso.