Alunos da EMEI José Garcez celebram o Dia do Índio

Educação
17/04/2015 11h49

Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil José Garcez Vieira participaram na manhã desta sexta-feira, 17, das comemorações alusivas ao Dia do Índio, que é lembrado no dia 19 de abril. O trabalho faz parte do plano de ação da unidade de ensino, que busca celebrar as datas comemorativas de forma lúdica e pedagógica.

"Hoje, assim como em outras ocasiões, estamos lembrando a chegada do Dia do Índio para mostrar a importância deles para a construção do perfil cultural brasileiro", destacou a diretora Rose Mary Gomes. "Para tanto envolvemos todos as 250 crianças, com o apoio dos professores, para promover atividades como brincadeiras que envolvem o conhecimento", acrescentou.

A coordenadora pedagógica Eliude Ramos de Souza, enfatizou que a cultura indígena é um elemento da identidade nacional. "A nossa ideia é desmistificar muito conceito que envolve o índio. Temos muitas características da nossa culinária, cultura e história que foram construídas por meio do envolvimento deles. É nosso dever, enquanto educadores, preservar esse pensamento", colocou.

Significado

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o China e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano. No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas.