Gestores municipais discutem ações para Programa Saúde na Escola

Saúde
17/04/2015 14h22

Apresentação de grupos teatrais como forma de levar informações a jovens e professores, andamento do Projeto Jovens Protagonistas, organização da Semana Saúde na Escola, oferta de atendimentos oftalmológicos através do Projeto Olhar Brasil e divulgação de campanha contra a dengue. Estes foram alguns do temas debatidos na reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, e contou com a presença de técnicos de diversos programas e setores da Saúde de Aracaju, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Estadual da Educação (Seed),  além de membros do Comitê Projeto Vida no Trânsito,  Polícia Militar e SMTT.

A técnica do PSE na Saúde do Município, Ilziney Simões, destacou que na reunião foram avaliadas ações do Programa e definidas próximas ações que vão acontecer como o Projeto dos Novos Protagonistas Juvenis. “As ações devem ser iniciadas na Escola Municipal Laonte Gama. O objetivo é formar jovens que possam atuar como lideres e formadores de opinião influenciando os outros alunos sobre hábitos saudáveis, cidadania, prevenção e combate a drogas”, disse.

Ilziney Simões reforça que as reuniões do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal acontecem mensalmente e têm função importante. “O Programa Saúde na Escola é formado por muitas parcerias. O encontro tem a finalidade de reunir todo os parceiros para discutir os problemas e dificuldades que existem no programa. Além disso, construir novas estratégias de atuação nas Escolas Públicas”, pontuou.  

A técnica Lijene  Oliveira representou o Projeto Vida no Trânsito no encontro.  Na reunião foram abordadas propostas como a parceria do PSE com grupo teatro “Os cones da SMTT”. “A ideia é trabalhar inicialmente em uma Escola Pública do bairro Santa Maria, levando orientações para segurança no trânsito e questões de saúde”, explicou.

 

Técnicos da Vigilância Epidemiológica também estiveram presentes no encontro para pedir a cola14boração das equipes do PSE sobre esclarecimento ligados a epidemiológica das doenças exantemáticas (ligadas vírus que causam manchas na pele e coceira). Desde janeiro de 2015, em Aracaju foi observado um aumento no número de casos notificados e informados de uma doença com as seguintes características: exantema (manchas na pele), coceira com ou sem e com febre. Instituições públicas e privadas do Município têm notificado e acompanhado os diagnósticos dos casos.