Saúde de Aracaju realiza 2ª ação do projeto Saúde Itinerante em supermercado da capital

Saúde
17/04/2015 16h12

A manhã desta sexta-feira, 17, foi marcada por mais uma edição do projeto Saúde Itinerante. A ação, que aconteceu num supermercado do bairro 13 de Julho, teve por objetivo a promoção à saúde da população. A atividade foi promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, em parceria com as Universidades Tiradentes e Federal de Sergipe, contando com o apoio do grupo G Barbosa. Na ocasião foram realizados teste de glicemia, aferição da pressão arterial, aplicação de vacina, além de orientação em saúde.

Segundo a assistente social da unidade, Rosana Marques, a realização de mais esta atividade desse porte é decorrência do sucesso da primeira edição do Saúde Itinerante (realizado no Dia Internacional da Mulher na loja do grupo G Barbosa, no bairro Farolândia). “A nossa intenção ao levar essas intervenções para fora da unidade foi alcançar o maior número de pessoa e por termos atuado de maneira satisfatória, fomos convidados pelo grupo G Barbosa, para levarmos as ações para outras lojas no município de Aracaju”, ressaltou Rosana.

Quem passou pelo supermercado hoje, além das compras, fez aferição da pressão arterial, teste de glicemia feito, recebeu doses de vacinas e foi orientado quanto a doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de colo do útero e também preparo de chás. O aposentado Antônio Carlos da Silva, aprovou a iniciativa. “Me surpreendi quando cheguei aqui e vi toda essa estrutura montada para cuidar da gente, fiquei muito feliz com o atendimento e a alegria do pessoal”, destacou seu Antônio.

O pecuarista, Almir Simões, de 82 anos, diz que não deixa de ir ao médico, mas é sempre bom estar fazendo a manutenção da saúde. “Periodicamente vou ao consultório, mas quando aparece uma oportunidade como esta, de ver se está tudo bem, sempre participo”, afirmou.

Apoiando a ação da USF Augusto Franco, estiveram vários estagiários dos cursos de Medicina, Educação Física, Biomedicina, Nutrição e Farmácia. O estagiário de medicina, Wallisson Cruz, ficou feliz em poder participar da ação. “Acredito que qualquer atividade que traga o profissional da área de saúde para o ambiente externo, aproxime ele da população, o que é um ganho para ambos”, destacou.

Segundo o estudante, Alisson Siqueira, esta intervenção proporcionou a prática do projeto ‘Tecendo Saberes’, realizado por alunos do curso de farmácia da UFS, que visa trabalhar em conjunto com colegas de outros cursos relacionados com a área de saúde. “Este projeto tem a proposta de levar até a população esclarecimentos quanto a utilização de plantas medicinais, como também no processo de preparação do chá, e se apresenta como uma alternativa, ou algumas vezes complemento para os alopáticos, remédios de farmácia”, afirmou.

A gerente da unidade, Evelyn Lobo, destacou a importância do trabalho em equipe. “Fico muito feliz, em poder estender essas atividades para além da nossa USF, e contar com uma equipe parceira e disposta para o trabalho”, disse.