Cantinho da Leitura estimula alunos da EMEI Fernando Guedes a terem gosto pela leitura

Educação
23/04/2015 15h40

As crianças até três anos de idade, alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Fernando Guedes, que fica no Bairro América, tiveram nesta quinta-feira, 23, uma manhã diferente: elas participaram do projeto Cantinho da Leitura, oportunidade que tiveram de entrar em contato com os personagens dos livros de literatura infantil por meio de encenações teatrais.

A coordenadora pedagógica Kátia Siena Santos Dias explicou que a finalidade do projeto é enfatizar a literatura infantil visando o estímulo das crianças para que despertem o gosto e o prazer pela leitura. "Nesta quinta-feira relembramos com nossos alunos o Dia do Livro, comemorado no último sábado, 18", destacou.

Ela relatou que foi construído um grande livro de madeira intitulado "Era Uma Vez", onde as crianças adentravam e se encontravam com os personagens das estórias, como por exemplo, chapeuzinho vermelho, o lobo mau, príncipes e princesas, etc. "Tentamos reproduzir dentro do livro um mundo imaginário, de magia, tudo lúdico, usando a imaginação", explicou.

Em seguida, continua Kátia Siena, os alunos foram colocados em contato com os livros de papel, onde observaram as gravuras que descreviam as estorinhas. Depois, cada criança relatava o que tinham visto. "O relato era ao modo de cada um, utilizando claro, a imaginação obtida por meio dos desenhos", observou.

A coordenadora pedagógica enfatizou que este tipo de projeto é permanente na EMEI Fernando Guedes, e é feito toda semana por uma equipe, como professores, cuidadores, demais funcionários e equipe diretiva. O Cantinho da Leitura terá continuidade em maio com as mães participando e contando estórias.

Outro tema a ser tratado no projeto de incentivo a leitura, informou Kátia Siena,  terá como tema "Menina Bonita de Laço de Fita, em que será retratada a questão racial de forma lúdica, utilizando a linguagem das próprias crianças. "Conseguimos realizar este trabalho porque cada um tem um dom, como de contar estórias, outros de criar . É o talento individual", concluiu.

A diretora da EMEI Fernando Guedes, Rosana Maria de Figueiredo salientou que iniciativas como esta estimulam nas crianças não só o gosto e o hábito pela leitura, mas também trabalha de forma lúdica as datas festivas e históricas e sua importância para a vida dos alunos no futuro.  "Forma como eles entendem isso é por meio de personagens interpretados pelas professoras", observou.