Alunos da rede municipal participam da etapa regional da Olimpíada Mind Lab

Educação
23/04/2015 15h16

Acontecerá neste sábado, 25, a etapa regional da Olimpíada Mind Lab. A cidade de Aracaju está sendo representada pelos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira e Carvalho Neto. “São quatro alunos de cada unidade de ensino, juntamente com um professor orientador e um coordenador pedagógico”, informou Benedito, coordenador municipal do ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A disputa, que acontece on-line, será realizada na EMEF Presidente Vargas. A equipe do 4º ao 7º ano será representada pela EMEF Oviêdo Teixeira. Já A EMEF Carvalho Neto contará com alunos do 8º ao 9º ano. “Essa etapa é uma classificatória para a etapa nacional, que acontece em São Paulo”, registrou Benedito. A Olimpíada Mind Lab é realizada em todas as capitais do país com o objetivo de reunir os grupos dos oito melhores estudantes em raciocínio lógico de cada estado.

As escolas Oviêdo Teixeira e Carvalho Neto foram selecionadas após a etapa local no início do ano, com a participação de outras 12 unidades de ensino. "Esse projeto foi desenvolvido junto com os professores da rede municipal que receberam formação e instrução para aplicar uma vez por semana esses jogos dentro da sala de aula, assim o raciocínio lógico dos estudantes foi sendo estimulado durante todo o período letivo", falou Silvana Cardoso, coordenadora regional da Mind Lab.

O coordenador municipal do ensino fundamental, Benedito Marques, destacou a importância da olimpíada para a formação dos estudantes do ensino básico. "Levando em consideração a dificuldade que alguns estudantes possuem com matemática, eles aprendem a disciplina de forma mais prazerosa", falou o Benedito.

Mind Lab

A Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades e competências e, por meio do Programa MenteInovadora, amplia as potências de aprendizagem de crianças e jovens ao redor do mundo, preparando-os para os desafios do cotidiano e da vida.

A Metodologia Mind Lab oferece uma abordagem única para o desenvolvimento e formação de estratégias de pensamento e habilidades para a vida ao combinar jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professores mediadores.

A missão da Mind Lab é preparar a próxima geração para os complexos desafios do século XXI, explorando ferramentas educacionais que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores e encorajando os alunos a pensar e refletir, levando a aprender.