Ações do Dia de Empreender orientam autônomos e estimulam abertura de novos negócios

Formação para o Trabalho
24/04/2015 13h35

Incentivar o aracajuano a tornar-se dono do próprio negócio, transformando-o em um empreendedor. Esta foi a proposta do "Dia de Empreender", evento promovido nesta quinta-feira, 23, pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e realizado no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), localizado no Bairro Santos Dumont.

No início da manhã, a ação contou com a palestra "Empreendedor de Sucesso", ministrada pela equipe do Banco do Nordeste (BNB). Logo após, técnicos da Fundat apresentaram os caminhos necessários para a formalização profissional. À tarde, a educadora previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), Gicelma de Jesus, ministrou a palestra "A Previdência Social e o Empreendedor Individual".

"Este é um evento de grande importância, pois oferece ao cidadão acesso ao INSS e aos direitos do empreendedor individual", afirma Gicelma. Na ocasião, a palestrante ressaltou a relevância de se registrar como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando ao trabalhador autônomo sair da informalidade. Ela acredita que a informação, quando repassada da melhor maneira, torna o cidadão consciente dos seus direitos e obrigações.

Em seguida, o diretor de Integração do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE/SE), Clemisson Alves, trouxe uma palestra intitulada "#CriseSQN". Segundo ele, diante da crise econômica que o Brasil vem enfrentando, é necessário que as pessoas obtenham ferramentas que as direcionem para as oportunidades. Clemisson ainda reforça que empreender é fundamental para que o indivíduo saia da zona de conforto.

"Empreender é muita emoção. A cada dia gente aprende uma coisa nova", avalia o diretor do CJE/SE. Ele também enfatiza a importância de ações que estimulem a prática do empreendedorismo. "Eventos como esse servem para dar uma sacudida no pessoal e mostrar que tudo o que a gente faz com planejamento, foco e dedicação é possível de realizar".

Aprendendo a empreender

A dona de casa Erlania Pereira, de 36 anos, está aprendendo a confeccionar caixas de presentes no curso livre da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Bairro Coroa do Meio. Lá, ela foi informada sobre as palestras do "Dia de Empreender" e, a fim de adquirir mais conhecimento na área, decidiu participar. "Nunca é tarde para a gente aprender", garante Erlania, disposta a comercializar as peças que são ensinadas no curso.

Karla Lima, de 27 anos, trabalha como suporte de atendimento em uma empresa de telemarketing. No entanto, o sonho dela é abrir um negócio no ramo de beleza e vendas.  "Muitas vezes há falta de emprego e, tendo conhecimento sobre como empreender, as pessoas se tornam mais independentes", afirma Karla.

Embora desempregado, Izaías Santos, de 42 anos, não parou de estudar. No momento, ele está fazendo o curso de garçom, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com aulas ministradas no Cate. "Consegui tirar as dúvidas e atualizei as informações. Não tinha conhecimento, agora tenho", conta Izaías, que, no futuro, almeja abrir uma frota de mototáxi.