População do bairro Santa Maria recebe mutirão contra dengue

Saúde
24/04/2015 15h56

Neste sábado, 25, a Saúde de Aracaju realiza mutirão de Combate à Dengue no bairro Santa Maria, Zona Sul da capital. Na ocasião, 25 agentes de endemias passarão por aproximadamente 750 residências procurando e eliminando, com o uso de larvicidas, os focos do mosquito Aedes Aegypti.

O objetivo de cada visita é alertar aos cidadãos para se prevenirem contra a dengue. Para isto, cada agente de endemia vistoriará minuciosamente os cômodos das residências e, enquanto elimina os risos, também fornecerá informações sobre o combate. Segundo o coordenador de Campo do Programa Municipal de Combate à Dengue, Elielson Lima Rodrigues, ações mais incisivas vêm acontecendo no bairro Santa Maria com intuito de diminuir o índice de focos do mosquito encontrado no local.

“O Santa Maria apresentou índice de médio risco no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Isto já nos coloca em alerta para a realização de trabalhos mais constantes naquela localidade. É preciso frisar os cuidados para que não surjam mais criadouros do mosquito. A população tem papel fundamental no combate à dengue”, frisou.

 

Algumas ações contribuem para que os mosquitos não façam seus criadouros. Cobrir depósitos de água, ralos e lavanderias com telas protetoras e também realizar furos nos fundos de vasos com plantas, evitando o acúmulo de água parada, são atitudes de prevenção. Outro cuidado que as pessoas precisar ter em mente diz respeito a não jogar lixo em locais que possam armazenar água parada. “Latas, pneus, plásticos e garrafas em terrenos baldios e quintais podem se tornar grandes depósitos de larvas do Aedes aegypti”, alertou Elielson.