Mutirão de Oftalmo fez 385 atendimentos em quatro meses

Saúde
25/04/2015 12h25

Por meio do mutirão de consultas oftalmológicas, Aracaju já promoveu 385 atendimentos médicos somente neste primeiro quadrimestre. A ação acontece sempre aos sábados e representa um reforço aos atendimentos oftálmicos que são promovidos semanalmente no  Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do conjunto Augusto Franco.  No sábado, 25, aconteceu o sexto mutirão de 2015, e, usuários que foram pré marcados para participar da ação tiveram acesso a diversos procedimentos como a verificação da pressão intraocular, exame do fundo do olho, busca por casos de glaucoma, ametropias (defeitos de visão por erro de refração), prescrição de óculos e lentes de contato.

A coordenadora do Cemar do conjunto Augusto Franco, Denilda Caldas reforça que meta dos mutirões é reduzir a fila de espera pelas consultas. “No ano passado, as mobilizações também atenderam a 565 pessoas. As ações são uma contribuição significativa para o SUS. Quem mais ganha com o mutirão é o próprio usuário que não precisa mais aguardar na fila. A pessoa já volta para casa com os exames solicitados e em alguns casos são identificados até casos cirúrgicos. No próprio mutirão a pessoa que tem problema de catarata, por exemplo, já sai com os exames ou mesmo a cirurgia marcada”, afirma.

Denilda Caldas reforça que o Cemar também tem recebido reforço nas equipes de profissionais disponíveis na rotina do serviço. “Com mais oftalmos, hoje o serviço tem atuado em horários que antes eram ociosos e mais pessoas podem ter acesso a consulta com os especialistas”, explicou.

Quem compareceu ao mutirão do sábado, 25, elogiou a iniciativa. A aposentada Núbia de Oliveira recebeu a ligação da Saúde de Aracaju na quinta-feira e foi chamada para ser atendida. “Sentia coceira nos olhos e dificuldade de visão. Hoje fui bem atendida e recebi a prescrição para um novo óculos. O atendimento médico foi muito bom em menos de uma hora que cheguei fui recebida pelo oftalmo”, contou

Jorge de Jesus Leite também elogiou a iniciativa. “Muito boa a organização. Vim participar, pois há alguns meses surgiu um pequeno caroço nas minhas pestanas. Sentia coceira e por isso busquei logo a Unidade de Saúde. Hoje vim ao mutirão e retorno para casa me sentindo melhor, pois estou com a prescrição do tratamento”, afirmou.