Biblioteca Clodomir Silva realiza mais uma edição do Lite

Cultura
27/04/2015 14h21

A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou no ultimo sábado, 25, mais uma edição do Projeto Literaturação (Lite). Com o tema "Ascensão", o projeto apresentou textos dos autores Antonio Carlos Viana e Pedro Gabriel.

O Lite tem como objetivo principal incentivar a leitura entre o público juvenil e foi criado pelos participantes do "O Projeto dos Sonhos". Nesta edição, a atividade também contou com um debate com a cordelista Izabel Nascimento, que falou um pouco sobre sua experiência no mundo da literatura de cordel.

Para a coordenadora do Lite, Maruze Reis, a intenção deste encontro foi fazer um contraposto em torno do tema escolhido. "Nesta segunda edição do ano, o grupo selecionou dois autores. O Pedro Gabriel que com o livro "Eu me chamo Antonio" se tornou viral na internet e em pouco tempo conseguiu uma ascensão. O outro foi Antonio Carlos Viana, que depois de 30 anos de carreira conseguiu um reconhecimento nacional e internacional", conclui.

Os integrantes do projeto comandaram as dinâmicas da manhã. Para o participante Angelo Santos, o tema escolhido tem uma abordagem muito importante e atual. "Desde o início tivemos a preocupação de escolher os temas de forma que despertasse o interesse dos convidados a se aprofundar na literatura. Sempre fazemos questão de trazer uma diversidade de autores e um entrevistado que possa contribuir para nosso dia. Hoje escolhemos estes dois autores e uma cordelista que tem uma grande importância para nossa cultura", fala.

A cordelista convidada para o debate, Izabel Nascimento, agradeceu o contive e parabenizou tanto aos alunos que tiveram a iniciativa de criar o projeto, quanto à Biblioteca que o incentivou a prosseguiu com ele. "Como sou professora, adoro projetos desse tipo. Ver alunos tão engajados em transmitir a literatura para outros é muito bonito. Acompanho-os nas redes sociais e por isso fiquei super feliz quando recebi o convite deles para falar sobre minha vida e a literatura de cordel", afirma.

Todos os encontros são abertos ao público. O Lite acontece uma vez por mês, aos sábados, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada na Rua Santa Catarina, 314, no bairro Siqueira Campos.  Mais informações pelo telefone (79) 3179 - 3742.