Alunos da rede municipal disputam vaga para etapa nacional da Olimpíada Mind Lab

Educação
27/04/2015 14h32

As novas tecnologias educacionais surgiram para mostrar as diversas possibilidades de desenvolvimento intelectual do aluno. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas são os jogos virtuais, que favorecem a prática pedagógica e o aumento das habilidades cognitivas. Dentro desse contexto, oito alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Carvalho Neto e Oviedo Teixeira, participaram da Olimpíada Mind Lab, evento realizado no último sábado, 25.

Conectados por meio de uma plataforma de avaliação e aprendizagem, esses alunos entraram em uma disputa on-line com outras unidades de ensino da região Nordeste. "Todos eles participaram da etapa local e agora estão nessa fase para tentar a classificação para a etapa nacional, que acontece no final de maio em São Paulo", informou Benedito Marques, coordenador municipal do ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed). O resultado será divulgado nesta terça-feira, 28.

Dentro do laboratório de informática do Centro Municipal Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), os alunos receberam orientações dos professores e participaram da disputa durante o período da manhã e tarde. "Não tenho dúvidas que essa olimpíada está sendo muito importante para eles. Estamos percebendo o interesse deles pelo desafio de concluir cada jogo e tudo isso acaba ajudando no aprendizado. Quero parabenizar a Semed por  estimular essa participação", disse Robson Santana, professor de matemática do Carvalho Neto.

"Estou gostando muito. Cada dia aprendendo uma coisa nova. Os jogos de raciocínio lógico são difíceis, mas são divertidos e a gente consegue aprender muito", registrou o jovem Fernando Peixoto, aluno do 9º ano da EMEF Carvalho Neto. "Gostei muito dessa olimpíada porque foi uma inovação. Antes era só sala de aula e agora temos uma nova proposta de aprendizagem. O bom de tudo isso é que também fazemos amigos", comemorou.

O gestor de projetos da Mind Lab, Hélio Okabe, explicou o sucesso da plataforma de aprendizagem. "É conhecimento e diversão", pontuou. "Em todo o país são mais de mil instituições de ensino cadastradas, sendo 400 mil perfis de alunos", informou. "Por meio dos jogos, a própria plataforma identifica o desempenho do aluno e o ajuda a formular as questões, como também apresenta novos desafios de acordo com o nível de aprendizagem", colocou. Mind LabA Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades e competências e, por meio do Programa MenteInovadora, amplia as potências de aprendizagem de crianças e jovens ao redor do mundo, preparando-os para os desafios do cotidiano e da vida.A Metodologia Mind Lab oferece uma abordagem única para o desenvolvimento e formação de estratégias de pensamento e habilidades para a vida ao combinar jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professores mediadores.

A missão da Mind Lab é preparar a próxima geração para os complexos desafios do século XXI, explorando ferramentas educacionais que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores e encorajando os alunos a pensar e refletir, levando a aprender.