Conselhos municipais iniciam mobilização para Conferências

Assistência Social e Cidadania
27/04/2015 15h37

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) reuniu coordenadores de equipamentos sociais e presidentes dos Conselhos Municipais a fim de mobilizá-los para as Conferências Municipais que ocorrerão em 2015 na capital sergipana. O evento ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Aloísio Campos, na manhã desta segunda, 27.

De acordo com a secretária municipal da Família e da Assistência Social , Selma Mesquita, a Semfas dará todo o apoio logístico para que as conferências ocorram no âmbito municipal. No total, ocorrerão seis eventos: Conferência do Idoso; Conferência da Criança e do Adolescente; Conferência da Mulher; Conferência da Pessoa com Deficiência; Conferência da Assistência Social; e Conferência da Segurança Alimentar. “Daremos todo o apoio necessário e ajudaremos no que for preciso para que as Conferências ocorram. Estamos sempre à disposição”, destacou a secretária.

Mobilização

Na oportunidade, os presidentes dos Conselhos Municipais desenvolveram um cronograma de execução que será confirmado em breve para que não haja um choque nas datas de realização das conferências. “É essencial que todos possam participar dos eventos um dos outros. Essa transversalidade é importante para um melhor desenvolvimento dos conselhos e essa reunião vai possibilitar isso”, afirmou a presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade, Maria José Silva.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa, destacou a importância de sensibilizar a sociedade para a efetivação dos direitos.  “A sociedade precisa ser sensibilizada para as questões dos direitos. Esse é o grande desafio que teremos nas conferências municipais“, revela. 

Ana Lúcia de Santana, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, agradeceu a iniciativa da reunião e considerou o ano de 2015 de intenso trabalho para os Conselhos. “Esse ano, nós do Conselho da Criança e do Adolescente temos, além da Conferência, outra questão de destaque: o processo eletivo do Conselho Tutelar. Isso significa que temos muito trabalho pela frente”, comenta Ana Lúcia.

 

Os coordenadores dos CRAS, atores sociais que estão no dia a dia junto às comunidades, irão participar das ações de mobilização. “É importante para nós coordenadores entendermos como podemos ajudar na mobilização da sociedade para as conferências, por isso esta reunião com os presidentes dos conselhos foi fundamental”, ressalta a coordenadora do CRAS João de Oliveira Sobral, Patrícia Lobão.