Confira o horário de funcionamento das Unidades de Saúde durante o feriado

Saúde
30/04/2015 16h42

No dia 1º de maio, data em que comemoramos Dia do Trabalhador, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionarão normalmente. Já as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fechadas, reabrindo na segunda, 4. A Urgência Odontológica estará em regime de plantão, a partir das 19h desta quinta, 30.

De acordo o Coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da Saúde de Aracaju, Renê Porto, as equipes de trabalho das UPAs continuarão em escala normal. Ele reforçou que a urgência pediátrica funciona na UPA Fernando Franco (Zona Sul), e a urgência ortopédica na UPA Nestor Piva (Zona Norte), onde também são atendidas as urgências odontológicas.

Os Centros de Atenção Psicossocial 24h: Liberdade, Jael Patrício e AD primavera funcionarão internamente para os usuários que já estão em acolhimento noturno.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Saúde Bucal, José Guimarães Neto, com o fechamento das Unidades de Saúde da Família, a Urgência Odontológica estará à disposição para atender as emergências. "O atendimento será feito a partir das 19h desta quinta-feira, 30, até às 7h da segunda, 4, ininterruptamente. Após o feriado,  a urgência também segue atendendo no horário normal, que é das 19h às 7h", afirma.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) fecham no final da tarde de hoje, 30, às 17h e retomam o atendimento na segunda após o feriado. "As USFs que têm atendimento até às 20h também funcionarão normalmente nesta quinta-feira", enfatiza a coordenadora da Rede de Atenção Primaria , Aline Araújo, reforçando que o atendimento noturno é espontâneo, ou seja, não é necessário o agendamento prévio. 

O Centro de Informações Específicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) possui uma Unidade de Resposta Rápida (URR), que ficará de plantão 24h durante todo o feriado. "Em caso de surto de alguma doença, ou qualquer evento inusitado, como intoxicação alimentar ou morte por Dengue, a população poderá fazer o chamado pelo 8811-8013", ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Maynard.