Prefeito de Aracaju profere palestra sobre o Rio São Francisco em Alagoas

Agência Aracaju de Notícias
01/05/2015 20h47

O Brasil atualmente passa pela maior crise hídrica de sua história, consequência da falta do consumo consciente e das mudanças climáticas. Por isso, pela importância do tema e, principalmente, pela expertise do prefeito João Alves Filho sobre recursos hídricos, com foco no Rio São Francisco, o Rotary Club Distrito 4390 convidou o gestor municipal de Aracaju a proferir a palestra "Como Salvar o Rio São Francisco da Morte Certa" na XXIII Conferência Distrital da Interação e Luminosidade. O evento aconteceu hoje, 1º de maio, no Clube dos Fumicultores de Arapiraca (AL) com a presença de diversas autoridades da Comunidade Rotariana.

Dados recentes apresentados pelo prefeito de Aracaju durante palestra demonstraram que a morte do conhecido Rio da Integração Nacional é iminente, devido à falta de investimento para revitalização. Caso nenhuma providência seja tomada, mais de cinco milhões de pessoas, entre alagoanos e sergipanos, ficarão sem água. "Acontecerá a maior diáspora da história", anunciou o prefeito.

O prefeito João Alves Filho é um grande conhecedor das causas em prol do rio e alertou os representantes dos Rotarys de Alagoas, Sergipe e Bahia sobre a emergência de ações que não permitam que a realidade do Velho Chico seja a mesma que o do Rio Amarelo, na China, ou do Mar do Aral, no Uzbequistão. "Não podemos dizer com exatidão quando o nosso rio da integração nacional se extinguirá. Mas a morte dele já é certa, caso não haja a revitalização do mesmo. Prova disso é que já estamos pescando peixes de água salgada no Rio São Francisco".

"A obra de transposição do Rio São Francisco é criminosa. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, disse que ela é anticonstitucional. Por isso, comparo a situação crítica do São Francisco com a de um paciente na UTI. Um dos fatores que provocam a morte do rio é o aquecimento global. A outra é a o uso irracional da água. No século XX o consumo da água aumentou sete vezes em todo o país, sendo que 60% é utilizada na agricultura e 20% na indústria", revelou João Alves.

De acordo com informações fornecidas pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a região Nordeste antes do final do século passará de semiárido para árido, ou seja, o clima ficará como o dos desertos, e o Rio São Francisco perderá mais 25% de sua vazão devido às mudanças climáticas.

Munido de fotografias que demonstravam a situação do Rio São Francisco na década de 80 e agora, João Alves comprovou que o rio está morrendo e isso acontece a partir de sua foz. Para reverter essa situação, o prefeito de Aracaju propôs o "Projeto Doador".

Projetos de revitalização

João Alves apresentou um projeto de iniciativa do ex-governador de Tocantins, Siqueira Campos, que, nascido na cidade de Crato no Ceará, conhece a realidade do povo nordestino. As cheias do rio Tocantins que prejudicavam a população do Estado que Administrava, pode ser uma solução para vida do sertanejo que convive com seca.

O Projeto Doador propõe a transposição das águas do rio Tocantins para o Rio Preto, um dos afluentes do Rio São Francisco. "A execução do projeto revitalizará o rio e é economicamente viável. O Projeto Doador apresenta uma queda d'água, que poderia gerar energia, tornando o projeto custo zero, já que haveria retorno dos investimentos feitos", explicou.

Um grande exemplo de revitalização brasileira foi o trabalho desenvolvido por Apolo Heringer no rio das Velhas em Minas Gerais. "A revitalização é o único meio de reverter a morte iminente do rio. A melhor e mais barata do mundo foi feita no Brasil através do especialista professor Apolo Heringer. Ele conseguiu despoluir o rio, que era um verdadeiro esgoto a céu aberto, e principalmente, fazer com que os peixes retornassem. Ele conseguiu revigorar 500km do rio. O que me empolga nesse projeto é que o Apolo desenvolveu o mais barato, mais rápido e de melhor custo benefício do mundo", explicou João Alves.

"Temos também o projeto desenvolvido pelo Dr. Raymundo dos Santos, que é um grande idealista e patriota, onde conseguiu criar um hidrogerador por força de empuxo. Atualmente esse projeto é considerado o mais barato investimento em energia e com impacto ambiental irrelevante", informou João.

Apoio da Comunidade Rotaryana

Bastante elogiado pelos presentes, João Alves recebeu os cumprimentos dos membros do Rotary Club, dentre eles, o representante do Rotary Internacional, Celso Fracaro, que considerou a palestra o prefeito de Aracaju brilhante.

"Uma das nossas metas do Rotary é direcionado a recursos hídricos e saneamento básico. A palestra do prefeito João Alves é rica em detalhes muito importantes, mas, sobretudo, apresenta soluções possíveis para o Rio São Francisco. Fiz questão de sair da mesa de honra e me sentar na platéia para assistir os detalhes mostrados e todos os nuances que João Alves apresentou. O Rotary Internacional apóia o prefeito João Alves em seu projeto e ficamos muito felizes em assistir uma palestra nessa profundidade. Percebo que o projeto já está pronto, basta agora ter vontade política para ser realizado", destacou  Celso Fracaro.

O presidente do tribunal de Contas de Sergipe, o também rotariano Carlos Pinna, também prestigiou a palestra do prefeito de Aracaju e ressaltou a importância da palestra ser apresentada à líderes da sociedade no evento Rotaryano, o que multiplica as informações que se traz a tona. "João Alves é o maior especialista no Brasil sobre recursos hídricos e, mais do que isso, com especialização no Rio São Francisco. Esse tema é uma grande paixão do prefeito de Aracaju e sempre é um sucesso quando ele fala, devido a sua grande capacidade e conhecimento. Sergipe fica engrandecido com a representação de João Alves", disse.

O governador do Distrito 4390, do Rotary de Arapiraca, e organizador da Conferência, Adailto Reis, ficou extremamente satisfeito com as informações transmitidas pelo prefeito João Alves na palestra. "Sei da importância do tema apresentado por João Alves, por isso fiz questão de convidá-lo. Ele mais que ninguém, por toda sua competência técnica, sabe transmitir as informações dos problemas sofridos pelo Rio São Francisco", elogiou.

Presenças

Prestigiando a palestra do preferido João Alves Filho estiveram o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinicius Porto, o líder do governo na Câmara, dr. Aguinaldo, e a secretaria da defesa social e da cidadania, Georlize Costa