Ações da Prefeitura priorizam a acessibilidade

Obras e Urbanização
14/05/2015 12h55

Eliminar os obstáculos e barreiras existentes nas vias públicas, eliminando entraves ou obstáculos que limitem ou impeçam o acesso, a liberdade de movimento e a circulação das pessoas com deficiência. Estes são os princípios presentes nas ações e serviços executados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que tem buscado respeitar a Lei n° 10.098, de dezembro de 2000, mais conhecida como Lei da Acessibilidade.

Em pouco mais de dois anos de gestão, são várias as realizações que comprovam o compromisso em consolidar as políticas de Acessibilidade. Uma das medidas mais destacadas, sendo inclusive elogiadas por representantes de entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência, foi a aplicação de um novo pavimento nas praças públicas da capital. Foram contemplas as praças da Bandeira e da Imprensa e do Coqueiral, as praça José Antanázio do Nascimento, Oscar Valois Galvão, além de outras.

As calçadas e passeios públicos também receberam manutenção. As que margeiam a avenida Francisco Moreira, no bairro Luiza foram transformadas e isso melhorou os aspectos de acessibilidade. As avenidas Pedro Paes Azevedo e Anízio Azevedo também já tiveram reparos que as tornaram aptas para o tráfego de todas as pessoas.

Mais recente, a avenida Ivo do Prado tem recebido a atenção e serviços da Emurb. Ao longo da via, no trecho nas proximidades do Iate Clube até a praça General Valadão, o piso da calçada está sendo recuperado.

A construção e recuperação de rampas de acesso também marcam o trabalho voltado à acessibilidade. Cotidianamente são recuperadas e criadas novas rampas espalhadas pela cidade. No Centro Comercial, nas áreas residenciais ou nos logradouros públicos a PMA tem aumentado o numero de rampas e equipamentos urbanos através de um trabalho que respeite a legislação e traga mais cidadania a todos os aracajuanos.