MPE recebe relatório de atividades da Sema

Meio Ambiente
15/05/2015 11h00

Na manhã desta quinta-feira, 14, mais um órgão público recebeu o relatório de prestação de contas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A vez foi do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE) conhecer projetos estratégicos e ações voltadas ao meio ambiente. O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, reforçou em sua apresentação a importância da transparência pelo gestor público.

 

"Ser gestor é um desafio constante. A questão do lixo é uma grande problemática que enfrentamos diariamente pela falta de educação da própria população. Em Aracaju, e nas cidades como um todo, existem três problemas graves, como abandono de animais, poluição sonora e carroças transitando nas vias públicas. Então, queremos expor nossos desafios e ações. Assim, o intuito dessa apresentação é mostrar que trabalhamos de forma transparente", afirmou o secretário Eduardo Matos.

O secretário explanou sobre as operações para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas e em terrenos baldios; a realização de audiências públicas para licitação da limpeza urbana e andamento ao Produto 2 do Plano de Saneamento Básico de Aracaju; a arborização urbana; ações de educação ambiental nas Escolas Municipais e a agilização de autorizações ambientais, licenças e dispensa de licenças pela Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA).

Hoje, a Sema possui seis projetos estratégicos que são: o Plano de Arborização; Plano de Saneamento Básico Integrado de Aracaju; Projeto Parque do Poxim; A3P- Agenda Ambiental na Administração Pública; Projetos Socioambientais e Recicle óleo.

Em sua apresentação informou ainda sobre a ‘Operação Descarte' que será deflagrada na próxima semana. "Serão rondas que começarão na próxima semana para flagrar esses crimes e efetuar a prisão em flagrante e levar ao Deprocoma. É uma ação contundente e eficaz para combater esse descarte irregular na cidade", pontuou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.