Semfas mobiliza equipamentos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Assistência Social e Cidadania
18/05/2015 22h17

Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), através dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Pureza, São João de Deus e Viver Legal, realizou intervenção no Mercado Municipal de Aracaju na tarde da última segunda, 18. Por meio de panfletagem, a mobilização teve como intuito fortalecer as ações dos equipamentos no combate a violência e exploração sexual.

A iniciativa teve o apoio dos quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana. Psicólogos, assistentes sociais e educadores mobilizaram as comunidades na luta contra o abuso sexual, através de campanhas informativas de conscientização. Anualmente, a Semfas promove no 18 de maio intervenções em toda a capital sergipana a fim de que a população reconheça seus direitos e se manifeste contra a violência e exploração de crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do CREAS São João de Deus, Karla Santos, as ações de mobilização tiveram início na primeira semana de maio com intervenções (palestras e panfletagem) em diversos equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde. “Iniciamos ainda no início do mês, mas tivemos que cancelar algumas ações devido à falta de água e paralização das escolas. Por isso, estas intervenções ainda ocorrerão até a próxima semana. Pretendemos ir a escolas para conscientizar a população para que nós possamos nos somar na luta contra a exploração e o abuso sexual de crianças”, destaca.

Os CREAS têm um papel fundamental na luta contra a violação de direitos. No local, são atendidas famílias em situação de risco pessoal e social, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas protetivas; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação; dentre outros. Em Aracaju, as unidades estão localizadas nos bairros Santo Antônio (CREAS São João de Deus), Ponto Novo (CREAS Viver Legal) e Inácio Barbosa (CREAS Maria Pureza).

Conselhos Tutelares

Além do papel desenvolvido pelos CREAS, o Conselho Tutelar também zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou tiveram seus direitos violados. Em virtude disso, conselheiros tutelares dos cinco Distritos de Aracaju também promoveram uma intervenção em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, no final de tarde da última segunda,18, no Conjunto Bugio.

Com o apoio da Semfas, Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a caminhada contou com a participação da comunidade que abraçou a causa na luta contra a violação de direitos. “Estamos aqui para acordar a sociedade para que ela denuncie os casos e não seja omissa. Nós sabemos que os crimes contra crianças e adolescentes crescem cada dia mais e esperamos que a população não tenha medo de denunciar o agressor que, muitas vezes, está no seio familiar”, revela a conselheira tutelar, Rosimeire Silva, ressaltando que as áreas de maiores demandas do conselho tutelar em Aracaju são o 1º e o 5º Distritos.

18 de maio

O dia 18 de Maio foi criado no Brasil para que a sociedade se mobilize e se manifeste contra a violência e exploração sexual. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, no qual uma menina de oito anos de idade foi cruelmente assassinada após ter sido violentada por jovens de classe média que nunca foram punidos em Vitória, no Espírito Santo. Desde então, no Brasil inteiro, são realizadas atividades em alusão a esta data.