EMEF Professor Diomedes desenvolve projeto de robótica com alunos

Educação
19/05/2015 16h43

 

Alunos rede municipal de ensino fundamental construindo pequenos aviões e desenvolvendo operações matemáticas. Esta é a proposta inovadora do Projeto de Robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Diomedes Santos Silva, que fica no Bairro Santa Maria. O período de construção das aeronaves começa nesta quarta-feira, dia 20.

Coordenador do projeto, o professor Marcelo dos Santos destacou que as técnicas e os trabalhos de construção dos pequenos aviões começarão nesta quarta-feira, 20, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 22, nas dependências da própria escola, no horário das 7h às 11h.

"Esse projeto tem como objetivo principal cooperar para que haja um desenvolvimento pleno das competências das nossas crianças e adolescentes. O Trabalho com a robótica acontece dentro da escola e tem o objetivo de promover ciência e tecnologia", explicou.

O professor Marcelo dos Santos informou também que o referido projeto de robótica anda em conjunto com todas as demais disciplinas do ensino regular. "Nosso intuito também é, através dessas ações, estimular a criança a ler, escrever, desenvolver bem as operações matemáticas, bem como, noções teóricas e práticas de elétrica, mecânica, e de programação da aviação de maneira geral", enfatizou.

Presença de ilustre instrutor pernambucano     

Marcelo Santos, coordenador do projeto também destacou que os alunos da EMEF Diomedes Santos Silva contarão, durante a execução do projeto, com a presença do ilustre instrutor paraibano Pedro Honório da Silva.

"Esse é um projeto de robótica que já existe na escola, a novidade agora é a inserção do aeromodelismo com os próprios alunos aprendendo as técnicas de  construção das aeronaves", afirmou Marcelo dos Santos, acrescentando que esta iniciativa será prestigiada pelos pais, professores e funcionários.

Inserido no Projeto Político Pedagógico

O professor Marcelo explicou que toda escola da rede municipal de ensino de Aracaju deve ter seu próprio Projeto Político Pedagógico e nele, além de todo ensino regular, cada unidade de ensino cria seus próprios projetos.

"Dentro dele desenvolvem-se projetos e esse de robótica é um deles. Esse projeto conta também pontos para o Pacto de Gestão que a escola assume com a Secretaria Municipal da Educação (Semed)", concluiu.