CRAS promovem comemorações com grupos de convivência

Assistência Social e Cidadania
19/05/2015 18h12

Integrar os grupos de convivência de crianças e idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma prática que vem sendo ampliada nos equipamentos públicos da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). O objetivo é fortalecer vínculos familiares e comunitários trazendo à tona valores como respeito, fraternidade e solidariedade.

Pensando nisso, os CRAS Enedina Bomfim (Bairro América) e Madre Tereza (Jabotiana) realizaram eventos integrando as mães dos grupos de convivência, nesta terça - feira, 19. As reuniões, que ocorreram na sede dos equipamentos, tiveram como objetivo comemorar o mês das mães por meio de atividades e festas.

Comunidade participativa

Conhecido por ter sempre a ‘casa cheia’, o CRAS Enedina Bomfim reuniu a comunidade do bairro América em mais um evento integrativo. “Integramos crianças e idosos porque queremos fortalecer esses vínculos. A comunidade do bairro América é participativa, mas o idoso ainda tem uma certa resistência em estar no mesmo ambiente da criança e do adolescente, por isso juntamos todos em torno de um maravilhoso café da manhã”, revela a coordenadora do Enedina, Elizabete Ribeiro .

Para a coordenadora, o fato de o CRAS estar sempre cheio se deve à forma de trato do servidor com os moradores da localidade. Composto por uma equipe de 18 pessoas, o CRAS Enedina tem como característica, além do conhecimento técnico, o envolvimento na vida da comunidade.

“A questão da participação da comunidade no CRAS depende da forma como o servidor lida com o morador, sendo participativo e dando atenção não só quando o encontra no CRAS, mas também no dia a dia. Nós nos acostumamos a estar presentes na vida da comunidade sempre. Nossa equipe se envolve com a comunidade. A gente que tem que se acostumar com o jeito de ser da comunidade. Temos que prestar atenção a esse comportamento e dar o feedback. Eles dão abraço, gostam de dar bom dia, conversam na calçada e nós procuramos fazer o mesmo”, afirma Elizabete.

A moradora Patrícia do Santos participou pela primeira vez de um evento no CRAS Enedina. Seus filhos fazem parte de grupos de convivência no equipamento. “Pretendo vir mais vezes aqui. Senti uma mudança de comportamento para melhor dos meus filhos e espero poder sempre estar no dia a dia do CRAS”, comenta

Sol Nascente

O grupo de idosos dos conjuntos Sol Nascente e JK, vinculado ao CRAS Madre Tereza de Calcutá, também comemoraram o mês das mães com o salão lotado. Mais de cinqüenta idosas se reuniram para celebrar e integrar o grupo. “Esse grupo é grande e elas são presentes e assíduas. Gostam de se divertir, cantar e passear. Trabalhar com esse grupo é muito gratificante. Comemoramos hoje o dia das mães porque seria na semana passada mas cancelamos devido à falta de água”, diz a coordenadora do Madre Tereza, Maria Simone Ribeiro, ressaltando que a o grupo é formada por religiosas que se reúnem na igreja da praça central do Sol Nascente para rezar o terço e entoar cânticos.  

Os Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, crianças e adolescentes estão presentes em todos os CRAS da capital sergipana e têm como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de desenvolvimento de autonomia e sociabilidade, no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social, preservando as características de cada faixa etária.