Semfas reúne cuidadores sociais aprovados em Processo Seletivo

Assistência Social e Cidadania
20/05/2015 17h34

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou, na tarde desta quarta-feira, 20, uma reunião com os 62 aprovados do Processo Seletivo para Cuidador Social, no Centro Administrativo Aloísio Campos. O encontro teve como objetivo ratificar os papéis que serão desenvolvidos pelos novos cuidadores nos serviços de acolhimento institucional da Prefeitura Municipal de Aracaju (abrigos e casas lares).

Segundo a diretora de assistência social da Semfas, Ângela Acácia Ribeiro, os novos cuidadores sociais passarão por uma capacitação na próxima semana para entender o serviço na prática. “Reunimos os aprovados para falar sobre a função de cuidador de crianças, jovens, adultos e idosos dos nossos equipamentos. Na verdade, as atribuições já haviam sido expostas no edital do Processo Seletivo. Resolvemos reuní-los também para tirar possíveis dúvidas sobre o serviço. Eles terão dois dias de capacitação na prática na próxima semana, além da teoria”, afirma a diretora.

Os aprovados irão cuidar de crianças, adolescentes, jovens e adultos nos equipamentos que oferecem serviços de acolhimento, como Abrigo Sorriso, Marinete Alves, Nova Vida e Caçula Barreto, assim como nas casas lares da capital sergipana. A jornada de trabalho será de oito horas diárias, totalizando quarenta horas semanais que deverão ser cumpridas em escalas definidas pela Semfas, incluindo trabalho noturno, feriados e finais de semana.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) buscou preencher 62 vagas para a função de cuidador social, sendo 58 para o sexo feminino e 4 para o sexo masculino, além de formação de cadastro reserva. De acordo com o certame, os aprovados terão que zelar pela saúde, bem-estar, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa acolhida. O processo seletivo constou de uma única fase que compreendeu a avaliação objetiva de títulos aferidos por meio de pontuações, de caráter classificatório, sob a responsabilidade da Comissão Organizadora do PSS. Para se candidatar ao processo, o candidato deveria possuir certificado de conclusão de Ensino Médio (ou equivalente), devidamente registrado pelo MEC. O resultado final foi divulgado no Diário Oficial e na Internet (www.aracaju.se.gov.br) na data de 1º de abril de 2015.