João Alves anuncia novo modelo das feiras livres da cidade de Aracaju

Serviços Urbanos
20/05/2015 19h51

Com o objetivo de levar qualidade e bem estar para os frequentadores e comerciantes das feiras livres, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, assinou a Ordem de Serviço e apresentou, nesta quarta-feira, 20, o novo modelo das feiras que será implantado.  

As feiras livres de Aracaju recebem mais de 200 mil pessoas ao mês e esse número se distribui nos 34 pontos já existentes. Todas elas receberão o equipamento necessário para conservar a qualidade dos alimentos comercializados. A concessionária que foi contratada pela prefeitura, através de licitação, terá um prazo de sessenta dias para adquirir todo o material, como os balcões refrigerados, bancas e toldos. No primeiro momento já está sendo feito o cadastramento dos feirantes, que estarão participando dessa padronização.

Segundo o Prefeito João Alves, o grande objetivo nessa gestão é levar o bem estar para a população. Para isso é preciso agir em várias frentes, como na saúde, na educação, limpeza pública e, também, nas feiras. "A preocupação que tivemos aqui não foi de fazer apenas uma feira 'bonitinha', mas de fazer uma feira funcional e com uma distribuição que dê conforto à população, levando cuidados com a saúde. Um exemplo disso é que todos os feirantes foram capacitados no manuseio com os alimentos, onde a preocupação é de que sejam manuseados corretamente e cheguem às nossas mesas com a devida qualidade e estejam conservados adequadamente. Teremos câmaras refrigeradas, os balcões padronizados para cada produto comercializado, e os espaços serão devidamente cobertos", afirma.

"Um cuidado que tivemos, foi de que os nossos técnicos viajassem pelo Brasil, pacientemente, para conhecer as feiras livres mais importantes do Nordeste e do Sul do Brasil e nos trouxessem as melhores ideias. Essas feiras não deixarão nada a desejar para as feiras de cidades ricas, onde tivemos um grande trabalho e teremos um bom resultado", reforça o prefeito.

 O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edson Leal, diz que este é um dia bastante significativo para a população de Aracaju. "O prefeito João Alves vem atender todas as reivindicações de todas as pessoas que fazem feira e os feirantes, tanto na zona norte, quanto na zona sul de cidade. Nós vamos fazer a reestruturação das feiras livres, que é colocar em funcionamento a padronização de bancas e a forma adequada de comercializar os alimentos", declara.

Bastante satisfeito com o que foi apresentado, o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, lembra que este é um sonho de toda a comunidade, mas também é um sonho dos vereadores e dos comerciantes das feiras livres da cidade de Aracaju. "Este é um projeto ambicioso que vai mudar completamente a cara das feiras livres da nossa cidade. O Prefeito João Alves está de parabéns, que de uma forma simples e objetiva fez a licitação e agora teremos um novo modelo de feira" declara.

A feirante Alda Maria fez questão de acompanhar de perto a apresentação das mudanças e está muito confiante. "Estamos vendo esse momento como uma oportunidade única para a mudança de Aracaju. Já trabalho em feira livre há trinta anos e nunca vi isso. A  decisão de padronizar barracas e trazer balcão frigorífico é uma novidade bem vinda. Já tentaram colocar os balcões, só que a ideia não vingou, porque não deram um atendimento adequado aos usuários e menos ainda para os equipamentos. Agora a gente vê que a coisa vai andar, porque temos a Prefeitura e o Ministério da Saúde trabalhando juntos e acreditamos nessa mudança", afirma.

 Presenças

Durante a solenidade estiveram presentes o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, a secretária de governo, Marlene Calumby e os vereadores Vinícius Porto, Valdir Santos, Dr. Agnaldo e Anderson de Tuca.