USF Carlos Fernandes de Melo realiza ações do PSE nas escolas do Lamarão

Saúde
21/05/2015 18h00

A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Fernandes de Melo, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), que integra a Coordenação de Promoção a Saúde (Cops), realizou nesta quarta-feira, 20, uma ação de avaliação da saúde dos estudantes, incluindo avaliação antropométrica com a oferta do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos e avaliação dos cadernos de vacinas. Esse trabalho contou com a parceria, dos alunos de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase), sob a orientação do professor Jesus Henrique Nicola. A ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco e na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monsenhor João Moreira Lima, localizadas no bairro Lamarão.

Segundo a assistente social dessa unidade, Denise Costa de Melo, foram atendidas cerca de 90 crianças nas duas escolas, que receberam também consultas oftalmológicas. Durante a ação, a dentista Dra. Vera Garbadani, orientou as crianças e adolescentes sobre os cuidados bucais e a importância da higiene para a prevenção de cáries.

A coordenadora do PSE, Aline Barros, explica que as ações são desenvolvidas pela equipe de saúde da unidade e com a parceria dos profissionais da educação. "As equipes de saúde e da educação realizam as ações do PSE durante um determinado período. Nessas duas escolas, as ações começaram no dia 12 de março e finalizaram no dia 20 de maio. Após a avaliação em cada aluno, é realizado o encaminhamento dessas crianças para realizarem consultas oftalmológicas, além de atendimento com médicos, dentistas e atualização de vacina", explicou.

O professor de Enfermagem da Faculdade Estácio Fase, Jesus Henrique Nicola, disse que recebeu o convite para colaborar e ficou muito contente de poder levar os alunos a campo. “É importante que eles tenham essa vivencia com a comunidade e possam colocar em prática o que aprenderam na universidade”, disse o professor.

O PSE faz parte da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), com a parceria do Ministério da Saúde e da Educação. As ações realizadas nas escolas possuem três componentes básicos: componente I, com avaliação antropométrica, saúde bucal, consultas oftalmológicas e verificação da situação vacinal. O componente II possui ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, prática corporal. Além de promover nas escolas a cultura de paz e dos direitos humanos e a educação para a saúde sexual e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.