Professores de Informática da Fundat discutem elaboração do plano de curso

Formação para o Trabalho
22/05/2015 10h28

Com a finalidade de padronizar o conteúdo dos cursos livres de Informática Avançada, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) promoveu na tarde desta quinta-feira, 21, uma reunião com os instrutores envolvidos nesta temática. O encontro ocorreu na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Conjunto Jardim Esperança. A apresentação do plano de curso foi conduzida pelo coordenador da UQP, Walker Dantas, e pela representante da Diretoria de Formação Profissional (Dirfop) da Fundat, Eliscleide Barreto.

Na reunião, os principais aspectos discutidos foram a mudança de carga horária, os requisitos de acesso ao curso, a matriz tecnológica (conteúdos do Word e Excel), os critérios de avaliação e o perfil de conclusão. Para Walker, esta mudança é relevante porque uniformizará a sequência dos assuntos abordados em sala de aula. "Todas as turmas dos cursos de Informática serão ministradas com a mesma base tecnológica, independente do instrutor e da UQP em que o curso estiver sendo ofertado", afirma o coordenador.

Há seis anos atuando como professor de Informática na Fundat, Paulo Junior acredita que a proposta de plano de curso servirá como um norteador para as metodologias aplicadas pelos ministrantes durante as aulas. "O plano de curso tem que ser atual, voltado para o mercado de trabalho", diz Paulo, ressaltando a importância da reformulação.

Proposta Pedagógica

A elaboração de Plano de Curso é consequência da Proposta Pedagógica, documento aprovado em março pelo Conselho Deliberativo da Fundat. Segundo Eliscleide Barreto, a partir desta resolução, será implementado um plano de ensino específico para cada curso da fundação. "É um direcionamento para que o professor possa elaborar o seu plano de aula através do plano de curso que agora existe. Começamos com os cursos de Tecnologia da Informação, primeiro Informática Básica e, agora, Avançada", explica a representante da Dirfop.