CREAS promovem ações de combate ao abuso e exploração sexual

Assistência Social e Cidadania
22/05/2015 13h19

As ações alusivas ao 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, continuam em andamento nos equipamentos públicos da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Para tal, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) permanecem promovendo intervenções nos bairros da capital sergipana com o objetivo de difundir a luta às violações de direitos vivenciadas por indivíduos e famílias.

Demanda

Com o intuito de combater o crescimento dos casos de violência física, psicológica e sexual que ocorrem em Aracaju, os CREAS São João de Deus, Maria Pureza e Viver Legal realizaram ação de intervenção no bairro Santa Maria, na última quinta-feira, 21. Através de panfletagem, as técnicas (psicólogas, assistentes sociais e educadoras) dos equipamentos percorreram Unidades de Saúde, pontos comerciais, Escolas e a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da localidade para mobilizar e esclarecer a população sobre formas de violações de direitos e como preveni-las.  

De acordo com a coordenadora do CREAS Maria Pureza, Ilma Souza, o bairro Santa Maria é o responsável pelo maior número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que chegam ao equipamento. “Atendemos os casos ocorridos no Santa Maria, São Conrado, Robalo, Mosqueiro, Augusto Franco, enfim todos os bairros do 1º Distrito. Percebemos que a demanda no Santa Maria é maior, por isso fizemos a intervenção aqui para combater e diminuir o número de casos decorrentes de violações de direitos”, destaca.

Em contrapartida, o CREAS Viver Legal também promoveu, no mesmo dia, intervenção na Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no Siqueira Campos, bairro que tem uma incidência menor de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Apesar da demanda ser menor, fizemos a ação como forma de alerta, em caráter preventivo. Nos 2º e 3º Distritos, onde somos responsáveis, procuramos ir a todos os bairros para não deixar nenhuma lacuna e promovermos essa ação nas escolas públicas e privadas. O objetivo é orientar alunos e professores quanto aos tipos de violência, plubicizar os serviços do CREAS, fazer referência ao dia 18 de maio e sua importância e socializar informações sobre prevenção e denúncias”, afirma a coordenadora do Viver Legal, Vilma Bastos.  

Trabalho continuado

Nesta sexta-feira, 22, os CREAS da capital irão promover ações na Escola Municipal Tenisson Ribeiro, localizado na Zona de Expansão, e na Escola Municipal Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso. As intervenções darão continuidade ao trabalho realizado, durante todo o ano, nos equipamentos e farão promoção do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao 18 de maio.  

Os CREAS são responsáveis pelo serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; - PAEFI. São usuários deste serviço as famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: violência física, psicologia e negligência; abuso e exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas socioeducativas ou medidas de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência de orientação sexual e/ou raça e etnia; e outras formas de violação de direitos. O PAEFI visa contribuir para a restauração e preservação à integridade e às condições de autonomia dos usuários, colaborar com o rompimento de padrões violadores de direitos no interior da família e com a reparação de danos e da incidência de violação de direitos e prevenção à reincidência de violação.