Comemorações da 13° Semana dos Museus são encerradas

Cultura
22/05/2015 15h30

‘'Expressões da Cultura Popular Sergipana e a Sustentabilidade'' foi o tema abordado no encerramento da programação organizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em referência à 13ª Semana de Museu.  O tema foi apresentado durante a 1° Jornada de Estudos, "Cultura Popular e Sustentabilidade", juntamente com o lançamento do livro ‘'Dicionário da Religiosidade Popular'' de Frei Xico.

Nesta sexta-feira, 22, a mesa foi composta pelo assessor executivo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Irineu Fontes, e a coordenadora do Núcleo de Museologia da UFS, Ana Karina Rocha. O evento também contou com a apresentação do grupo folclórico centenário do município de Laranjeiras, Cacumbi do Mestre Deca.

A professora Ana Karina destacou a importância de enxergar a cultura popular de uma forma sustentável. "A gente entende que é provável e possível desmistificar esse conceito de atrelar a cultura popular a não ter sustentabilidade, captação de renda e recursos. Foi em cima dessa temática que a discussão aconteceu, e isso é extremamente importante para nós pesquisadores e para os grupos populares também'', enfatizou.

Já Frei Xico, defendeu a ideia de que vida e religião não se separam. "Não existe uma teoria para encaixar toda a pluralidade que o povo representa. Com 40 anos de trabalho e pesquisa consegui lançar este livro", contou o franciscano holandês que reside no Brasil há cerca de 50 anos.

A presidente da Funcaju ressaltou que uma das principais funções da Semana de Museus é atentar a população sobre a importância da memória, do salvaguardar e do patrimônio imaterial. "O patrimônio imaterial é bastante frágil. Basta morrer o mestre de um grupo folclórico, que não tenha substituto, para que o grupo deixe de existir. Por isso, temos que criar uma nova sociedade preocupada com a memória, registros, inventários para mudar essa ideia de que o museu é um lugar onde não há vida", argumenta.

As atividades referentes à Semana de Museus encerraram com a "Mostra Audiovisual da Cultura Sergipana", na Sala de Projeção Walmir Almeida, organizada pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV). O Centro Cultural de Aracaju está localizado na Praça General Valadão, s/n. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3214- 5387.