Forró Caju 2015 será a melhor festa e mais barata dos últimos anos

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2015 13h14

A Praça entre Mercados Municipais já se prepara para receber a maior festa do Estado, o Forró Caju 2015. Na manhã de hoje, 22, a Prefeitura de Aracaju lançou a programação da 23ª edição com 11 dias de festa e 232 atrações, sendo 207 de artistas sergipanos, sendo a maior e mais barata dos últimos oito anos. O evento, que acontece na Hilton Lopes do dia 19 a 29 de junho, faz parte do calendário nacional e é considerado um dos três maiores festejos juninos do país.

Sem esquecer as tradições dos festejos juninos em Aracaju, a Prefeitura também lançou a programação da Rua de São João, com o conhecido concurso de quadrilhas e shows de artistas sergipanos durante 22 dias de festa.

Em média, 100 mil pessoas comparecem à Praça Hilton Lopes todo ano, prestigiando os shows que são distribuídos em três palcos e em um grande casarão erguido em homenagem à artista sergipana Clemilda com o tradicional forró pé-de-serra.

O secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Batalha, representou o prefeito de Aracaju João Alves Filho durante a solenidade de lançamento do Forró Caju 2015 e disse que a realização do evento gera emprego e renda para mais de três mil famílias dos artistas sergipanos contratados, além dos bares, restaurantes, ambulantes e taxistas.

"É uma cadeia produtiva extraordinária que a Prefeitura traz com o Forró Caju. Estamos trabalhando para que tenhamos o maior e melhor São João de todos os tempos", revelou Batalha destacando ainda que a Prefeitura honrará com os pagamentos dos artistas durante os festejos juninos. "Esse é um compromisso que tenho com os artistas. Nenhum deles precisar ficar mendigando seus cachês como faziam anteriormente. Os pagamentos serão realizados rigorosamente durante os festejos juninos. Essa é uma prioridade", destacou.

Sobre os investimentos do Forró Caju 2015, o secretário da Comunicação garantiu que o orçamento ainda não foi fechado. "Graças a Deus esse ano teremos a participação de alguns patrocinadores e ainda hoje fui procurado por uma nova empresa que também será parceira do evento. Por isso, ainda não temos o valor exato. Mas, posso dizer com convicção que será o Forró Caju mais barato dos últimos oito anos. Teremos algumas atrações de renome nacional, porque infelizmente se colocarmos apenas atrações da terra o povo não vem. Isso é lamentável. Não temos a cultura do bairrismo com na Bahia, por exemplo. Que o público lota shows com qualquer banda do estado. Além disso, as empresas de turismos com a programação em mãos, vende os pacotes de viagens de acordo com os dias de festa, e os turistas são atraídos pelos artistas que são conhecidos nacionalmente", enfatizou.

A diretora de Cultura e Artes da Funcaju, Antônia Amorosa, foi responsável pela negociação com os artistas sergipanos que reduziram o valor da contratação. "Liguei para cada artista e negociei o valor um pouco menor dos cachês para que pudéssemos contratar o maior número de artistas sergipanos. Quando a situação financeira está complicada, dividimos um bolo que seria para cinco pessoas, com dez pessoas. Estou muito feliz que, na história do Forró Caju, a primeira gestão que conseguiu ampliar verdadeiramente o número de artistas sergipanos foi a de João Alves Filho. Até 2012 a média de artistas locais contratados não passava de 110. Estamos hoje com mais de 200", reforçou.  

Apoio dos artistas

Os artistas sergipanos contratados pela Prefeitura de Aracaju para participar do Forró Caju foram hoje prestigiar o lançamento do evento. Entre eles, cantor Júnior Ferrari agradeceu a oportunidade que a gestão municipal dá a bandas locais.

"Estou muito feliz pelo reconhecimento da Prefeitura com os artistas sergipanos. Tocar no Forró Caju é a realização de um sonho para qualquer artista da terra. Falo em nome de todos os artistas que foram agraciados pela administração do prefeito João Alves, estamos gratos pelos investimentos nessa festa maravilhosa", agradeceu.

Confira a programação completa.