Dia de festa na Unidade de Saúde Dona Jovem

Saúde
22/05/2015 18h30

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no bairro Industrial, promoveu uma festa para a melhor idade em alusão ao Dia das Mães, nesta sexta-feira, 22. Durante todo dia, a unidade ofereceu às usuárias um dia especial. Pela manhã foi a vez delas cuidarem da beleza, fazendo o cabelo e as unhas. À tarde elas apresentaram um desfile que emocionou a todos os presentes. O evento contou com a parceria dos alunos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes.

Durante a ocasião, duas das usuárias cantaram acompanhadas de um sanfoneiro, que colocou todos os presentes para dançar. O grupo de idosos também apresentou os artesanatos que aprenderam a fazer na unidade, que oferece oficinas de arte e artesanato, onde os professores são os próprios usuários da USF.

O gerente da unidade, Wellington Franca, salientou a importância desse evento para elas. “Nós fizemos esse evento para valorizar o mês de maio que comemoramos o Dia das Mães, com intuito de valorizar a autoestima dessas senhoras, que participam aqui dos grupos da melhor idade. Muitas delas chegam aqui desanimadas, mas quando começam a participar das oficinas e interagirem com outras senhoras, é notável ver como elas melhoram inclusive a saúde”, relatou.

É o caso de dona Maria Adolfina S. das Chagas, de 67 anos, que perdeu a filha recentemente. “A gente tem que se renovar, não tem que ficar pra baixo, tem que levantar a autoestima. Estou muito feliz, pois desfilei pela primeira vez e ainda cantei. Antes de conhecer esse grupo da melhor idade eu andava muito triste, porque perdi minha filha, mas a gente não tem que ficar pra baixo. Hoje cuido dos meus netos, aprendo um monte de coisas aqui, fiz um monte de amigas”, disse.

A psicóloga referência da unidade de saúde, Ana do Carmelo, informou que, no começo, o grupo era direcionado apenas para a melhor idade, mas agora até as pessoas mais jovens podem participar. Todos os brindem entregues na festa foram feitas por elas mesmas. “Elas passaram três semanas vindo todos os dias confeccionar as lembrancinhas que são rosas feitas em E.V.A, que foram entregues às mães. Eram pessoas que viviam muito deprimidas, pra baixo, mas agora estão vaidosas, querem se maquiar, se produzir e isso melhora até a saúde”, comentou.

A professora de Enfermagem da Universidade Tiradentes, parceira deste projeto da Melhor Idade, Leani de Carvalho, salientou a importância dos estudantes estarem em campo. “Cuidar da saúde não é apenas fazer atendimento médico ou disponibilizar medicamento, mas também é cuidar de forma integral das usuárias. Elas colocam em prática tudo o que aprendem teoricamente na universidade”, frisou.