Saúde de Aracaju realiza ações para gestantes do Santa Maria

Saúde
23/05/2015 14h49

Mesmo num dia chuvoso, as gestantes do bairro Santa Maria não perderam a oportunidade de participar neste sábado, 23, do “Projeto Dia das Mães”, que foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel. O evento foi promovido pela Saúde de Aracaju, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Diretoria de Atenção à Saúde e dos Programas DST/Aids e Saúde da Mulher, disponibilizando um conjunto de ações, tais como,  teste rápido de HIV e Sífilis, testes de gravidez, consultas de pré-natal com enfermeiros e médicos, além de distribuição de brindes e palestra sobre os cuidados durante a gestação.

Além das gestantes do Celso Daniel, estiveram presentes na ação, os profissionais e gestantes das Unidades de Saúde da Família Elizabeth Pita e Osvaldo Leite, que também estão localizadas no bairro. Todas elas foram recepcionadas inicialmente para realização de maquiagem e fotografias, que chamou a atenção e alegrou bastante as gestantes presentes.

Marcela Santos, grávida de 7 meses, disse que gostou de todos os atendimentos oferecidos na Unidade. “Estou achando tudo maravilhoso, é importante fazer um evento como esse onde a gente faz um teste para saber se tem alguma doença e já recebe o atendimento no médico também. Já realizei o teste rápido de HIV e também já tirei fotos e fiz a maquiagem. Me senti muito feliz com as fotos, para registar um momento importante que é a gravidez”.

Segundo a coordenadora do Programa de DST/Aids, Débora Oliveira, essa é uma ação importante para captar as gestantes através do teste de gravidez. “É um momento de saber precocemente se alguma das gestantes tem HIV e Sífilis e também para dar oportunidades das mulheres que querem saber se estão grávidas. Na correria do dia a dia, elas não têm muito tempo de receber tantos atendimentos ao mesmo tempo, essa foi uma forma de em apenas um dia, oferecer vários serviços”, destacou.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, explicou que o objetivo é dialogar com as mulheres sobre vários temas. “Como estamos no mês das mães, decidimos oferecer esse momento realizando atividades essenciais para esse público, principalmente porque este bairro possui índices elevados de mortalidade infantil e Sífilis. Além disso, o bairro possui muitas gestantes jovens e elas precisam ficar alertas para os riscos de uma gravidez precoce”, ressaltou a coordenadora.

A gestante de quatro meses, Roseane Santos, participou de todos os atendimentos. “Gostei muito do momento das fotos, da maquiagem e da palestra sobre os cuidados que nós gestantes precisamos ter, pois eu já estou na terceira gravidez, mas ainda tenho dúvidas de como me cuidar”, comemorou.  Já Juciara da Silva, achou o projeto uma ótima oportunidade. “Foi muito bom consultar o médico e saber se está tudo bem com o meu bebê”, disse a grávida de sete meses.

De acordo com a gerente da USF Celso Daniel, Keith Sobral, essa é a primeira ação de um grande movimento para as gestantes. “Quando soubemos do Projeto nos interessamos em juntar as três Unidades do Santa Maria, que possui um grande número de gestantes. Ficamos felizes em proporcionar esse dia para elas, pois é um dia diferente, além das consultas e dos testes rápidos, têm a festa de comemoração do dia das mães com a distribuição das bolsas e kits de enxoval, já que muitas delas não têm condições de comprar”, pontuou.

Parcerias

A Diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, também prestigiou o evento e ressaltou que é importante a parcerias para a realização do projeto. “Esse momento reforça a nossa preocupação com a saúde das gestantes, pois é uma medida de controle para não aumentar os casos de sífilis e trabalhar juntos com a equipe da atenção primária em um só objetivo”, disse.

A fotógrafa Raquel Carvalhal também foi parceira na ação, montando um estúdio de fotografia para as gestantes registrarem esse momento. “A comunidade precisa de assistência em saúde e também de um carinho a mais, é uma oportunidade de fazer fotos bonitas durante a gestação, por isso que decidi colaborar com esse movimento para que a comunidade se sinta recepcionada”, enfatizou.