João Alves visita áreas afetadas pela chuva

Agência Aracaju de Notícias
24/05/2015 20h20

A forte chuva que atingiu Aracaju nos últimos dias surpreendeu a todos, devido ao volume de água. Em apenas um dia choveu 144 mm, mais de 50% do volume esperado para o mês. Preocupado com essa situação, o prefeito João Alves Filho e o vice-prefeito José Carlos Machado visitaram na tarde de hoje, 24, localidades consideradas críticas e que causaram transtornos à população, com o intuito de solucionar os problemas. A vistoria foi acompanhada por diversos secretários e diretores de órgãos municipais que puderam montar um plano de ação para a situação emergencial.

Mesmo com as ações preventivas constantes realizadas pela Prefeitura de Aracaju, como a limpeza de canais, o volume de chuva foi extremamente maior que o esperado. O agravante da capital sergipana é sua proximidade em relação ao nível do mar, fazendo com que os canais transbordem com mais facilidade.

O prefeito João Alves visitou os canais da cidade, como o da Avenida Airton Teles. Vistoriou também a Avenida Euclides Figueiredo e a Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco, localizada no Conjunto Augusto Franco, que teve transtornos com a chuva ontem à noite.

Um problema no telhado da UPA será solucionado ainda hoje, mas o atendimento já foi normalizado. O representante municipal, que também é engenheiro, subiu no telhado e fez ponderações pertinentes, para a resolução total da situação.

"O atendimento aos cidadãos que estavam na ala afetada pela chuva, está sendo realizado no prédio do Cemar do Augusto Franco que é ao lado da UPA", revelou o prefeito enfatizando as medidas adotadas pela Prefeitura para solucionar os problemas causados pela chuva em algumas regiões da cidade.

"Nenhuma cidade é preparada para a máxima tragédia. Quando se programa a tubulação de um município para receber água da chuva, a quantidade estimada é de um volume real. Isso acontece em qualquer local do mundo. A chuva das últimas 24 horas ultrapassou completamente essa estimativa. Todas as máquinas da Prefeitura estarão nos bairros afetados e já estamos providenciando alojamento para os desabrigados. Gastaremos todas as reservas necessárias para ajudar a população. Não abandonaremos o povo", garantiu João Alves Filho.

A Defesa Civil Municipal está atuando em todas as áreas afetadas. Segundo o coronel Reginaldo Moura, coordenador do órgão Municipal, até o momento não houve deslizamento, mas que a população deve se manter alerta.

"Acionamos todos os órgãos afins, como EMURB e EMSURB, para que dar assistência aos bairros. O fato de cessar a chuva, não significa que os riscos acabaram. O solo está inundado e estamos em alerta para possíveis sinais de deslizamento nas 15 áreas de morro de Aracaju. Caso a população perceba alguma árvore ou poste desnivelando, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente", esclareceu o coronel.

A secretária da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, disse que as famílias desabrigadas estão sendo atendidas no CRAS mais próximo a sua residência. "Já temos algumas pessoas abrigadas no CRAS do bairro Jabotiana. Todos os afetados devem procurar uma unidade de seu bairro que será prontamente atendido".

Nesta segunda-feira, 25, às 7h30, o prefeito irá conceder entrevista coletiva à imprensa para falar sobre as ações da Prefeitura de Aracaju para minimizar os efeitos da chuva. A coletiva será realizada no auditório do Centro Administrativo.