Hospitais Municipais realizam mais de 1.700 atendimentos no fim de semana

Saúde
25/05/2015 14h11

Mesmo com as fortes chuvas e alguns horários com impedimentos em seus serviços, os Hospitais Municipais Nestor Piva (antiga UPA Zona Norte) e Fernando Franco (antiga UPA Zona Sul) realizaram juntos, entre a sexta-feira e o final do domingo, 1.771 atendimentos, nas mais diversas áreas da saúde.

Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da Saúde de Aracaju, Renê Porto, os atendimentos foram dentro do previsto para dias de chuva, e mesmo com os problemas ocasionados com a tempestade do último sábado, 23, o Hospital Fernando Franco realizou ações emergenciais para não deixar de ofertar os serviços.

“O secretário da Saúde de Aracaju em exercício, Luciano Paz, foi pessoalmente até o Hospital Zona Sul conferir o problema da chuva, que trouxe consequências para o telhado da unidade, porém, ações emergenciais foram tocadas para amenizar os problemas. O atendimento foi direcionado para o prédio do Cemar (que funciona nas imediações do local), o que contribuiu para a realização dos procedimentos de rotina. Outra ação que realizamos foi dividir alguns setores do Hospital para que abrigassem tanto adultos quanto crianças. Na manhã do domingo tudo já estava funcionando tranquilamente. No Hospital Zona Norte, o atendimento foi tranquilo, sem grandes alardes. Realizamos todos os serviços dentro da normalidade”, informou Renê.

O Hospital Fernando Franco (referência na área pediátrica em Aracaju) realizou 667 atendimentos no fim de semana. Em sua grande maioria, os registros foram na área clínica ficando com 435 ocorrências. Já os atendimentos pediátricos corresponderam a 159 dos casos, o restante do índice foi de cirurgias de pequeno porte. Já o Hospital Nestor Piva contabilizou 1.104 atendimentos. Ao todo foram realizados 922 na área clínica, além de 85 cirurgias. O Zona Norte (como é popularmente conhecido) é referencia em ortopedia e neste setor registrou 97 ocorrências.