XIV Fórum de Forró fará homenagem ao Centenário de Gerson Filho

Cultura
25/05/2015 14h31

A 14º edição do Fórum de Forró, realizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), terá como homenageado Gerson Filho, em seu centenário. Natural de Penedo, município histórico de Alagoas, o forrozeiro ficou conhecido por ser um dos pioneiros a profissionalizar-se com a sanfona de oito baixos.

Este ano, o Fórum contará com a participação de nomes importantes do forró, como João da Passarada, Marcos Guedes, Luiz Paulo, Zé Rozeno e Marluce e Robertinho dos oito baixos, enteado do homenageado. Gerson Filho era esposo da também forrozeira Clemilda, com quem viveu em Sergipe por mais de duas décadas. Uma de suas principais características era a fidelidade à afinação natural, pouco utilizada pelos sanfoneiros nordestinos.

O Fórum, que marca da abertura do ciclo junino da capital, acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho. Desta vez, o evento será realizado no Teatro João Costa, do Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão. Sempre aberto ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.