Alunos promovem a I Feira de Ciências sobre o corpo humano

Educação
25/05/2015 16h44

Tendo por finalidade trabalhar de forma de forma harmoniosa e que desperte o interesse dos alunos, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Papa João Paulo II promoveu, nesta segunda-feira, 25, a I Feira de Ciências que teve como tema central “A Fantástica Viagem pelo Corpo Humano”. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A coordenadora pedagógica Flávia Oliveira Silva explicou que a referida feira aborda o tema corpo humano permeando os mais diversos subtemas como suas partes, seus sistemas, a harmonia do funcionamento, motivos para o mau funcionamento, higiene pessoal e coletiva, enfim, tudo o que é necessário para o bom desempenho das funções vitais do corpo humano.

Ela informou que participaram da feira todos os alunos da escola, ou seja, desde os estudantes de quatro anos de idade do Ensino Infantil até os de 11 e 12 que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental. Cada turma montou seus stands com o respectivo tema, e o material utilizado – como folders e cartazes - foi fornecido pela Secretaria Municipal da Saúde.

“Logo no turno da manhã, pudemos observar o envolvimento, não só dos professores, mas, principalmente dos alunos que, demonstrando empolgação, visitaram os demais stands das outras turmas, não se preocupando só com o tema que estavam apresentando”, garantiu a professora Flávia Oliveira.

Como funcionou a feira

Flávia Oliveira informou que a Feira de Ciências funcionou da seguinte forma: as cinco turmas de Educação Infantil desenvolveram as atividades e trabalhos relacionados aos órgãos dos sentidos como Os Olhos e A Visão, O Nariz e O Olfato, As Orelhas e A Audição, A Língua e O Paladar, e A Pele e O Tato.

Por sua vez, as turmas do Ensino Fundamental trabalharam temas ligados aos Primeiros Socorros; Alimentação Saudável; Sistema Esquelético; Principais Doenças da Visão; Sistema Digestório; Hábitos Saudáveis e Higiene Bucal; Doenças Transmitidas pela Água; Atividades Físicas; Sistema Respiratório; Higiene Pessoal; Doenças de Pele; e Aparelho Reprodutor.

A coordenadora pedagógica concluiu ressaltando que essa primeira edição da Feira de Ciências na EMEF Papa João Paulo II foi uma grande aula pública onde os alunos tiveram a oportunidade de apresentar tudo aquilo que vivenciaram e aprenderam no processo de construção desta iniciativa.