Vídeo monitoramento da GMA ajuda a reduzir índices de criminalidade

Guarda Municipal
25/05/2015 18h13

Graças ao sistema de vídeo monitoramento utilizado pela Guarda Municipal de Aracaju, três adolescentes em conflito com a lei foram apreendidos na zona sul da capital pelo ato infracional de tráfico de drogas.

O fato aconteceu ontem, 24, por volta das 23h nas proximidades do Museu do Mangue no bairro Coroa do Meio. Após a constatação do ato infracional pelos guardas que operam as câmeras de segurança, uma viatura foi acionada e em poucos minutos surpreendeu os adolescentes que estavam de posse de cerca de 30 papelotes de maconha, além de uma pequena quantia em dinheiro.

Vídeo monitoramento da GMA

Após a implantação do sistema de vídeo monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, houve uma diminuição considerável na incidência de crimes nos locais que dispõem dessa tecnologia. Na área de vendas de carnes no mercado Albano Franco, por exemplo, a instalação das câmeras aconteceu há cerca de um mês, desde então, não houve nenhum relato de furto ou roubo na área.

Espalhadas pela cidade, as câmeras do vídeo monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju funcionam no período de 24 horas, fiscalizando a conduta de infratores, garantindo assim mais segurança aos cidadãos que frequentam os espaços públicos municipais.

A previsão é de que em breve o sistema de vídeo monitoramento seja ampliado com a chegada de um ônibus equipado com 06 câmeras que será utilizado em áreas já mapeadas pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). "Firmamos um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através do programa "Crack é possível vencer". Esse convênio prevê o recebimento de duas motocicletas, dois automóveis, 150 espargidores de pimenta, 50 dispositivos elétrico incapacitantes (Sparks), além de um micro-ônibus equipado com 06 câmeras de alta resolução. Todos os equipamentos já estão na GMA, com exceção do microônibus cuja previsão é de chegue a Aracaju ainda no mês de junho. Se a previsão de concretizar, é possível que já o utilizemos no período do Forró Caju ", declara o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão.