Saúde alerta população sobre prevenção de doenças próprias em situação de enchente

Saúde
26/05/2015 17h09

A Saúde de Aracaju, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre os cuidados para evitar doenças comuns em períodos de fortes chuvas, como as que têm ocorrido em nossa capital. A água e os alimentos contaminados, além do acúmulo de lixo, favorecem o surgimento de doenças e agravos, mas cuidado simples e atenção podem evitar doenças graves.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, explica que durante as enchentes e após o recuo das águas, a população deve ficar atenta para o risco de contaminação e proliferação de doenças. A maioria delas ocorre devido ao consumo de água contaminada ou ao seu contato com a pele. O acúmulo de lixo favorece a proliferação de animais e insetos causadores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. Para evitar a ocorrência de doenças neste período, a Saúde de Aracaju recomenda alguns cuidados básicos para população que vive em locais  afetados por enchentes, como:

- Retirar a sujeira deixada pela enchente (antes de começar a limpeza, colocar equipamentos de proteção, tais como, calça comprida, botas e luvas, para evitar o contato da pele com a água contaminada) e realize a limpeza do local com água, sabão e água sanitária para a desinfecção;

- Lavar as mãos;

- Sempre filtrar e ferver a água antes do consumo ou filtrar e misturar com hipoclorito de sódio;

- Para evitar a presença de ratos, mantenha os alimentos bem guardados, em recipientes bem fechados e distantes do chão;

-Utiliza hipoclorito de sódio para atividades de higienização. Nunca misture o hipoclorito de sódio com alvejante, nem com outros produtos de limpeza;

-Não consuma frutas, verduras e legumes estragados ou escurecidos que entraram em contato com a água da enchente.

-Não use alimentos refrigerados que tenham ficado fora da geladeira por mais de duas horas, principalmente carne, frango e peixe.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, pequenas ações podem prevenir várias doenças e fazem uma grande diferença. “É importante não consumir alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmidos mofados ou murchos). Comida contaminada pode causar diarréias, vômitos, febre e, em casos mais graves, até levar à morte”, observa à coordenadora. As principais doenças que podem ocorrer nestas situações são a leptospirose, hepatite A, dengue, doenças diarréicas e respiratórias.

A coordenadora alerta ainda para a prevenção de acidentes por animais peçonhentos pós-enchentes, pois animais como serpentes, aranhas e escorpiões procuram abrigo em locais secos. “Os animais peçonhentos invadem as residências, aumentando o risco de acidentes, principalmente em áreas verdes ou próximas a matagais, as pessoas precisam ficar atentas. Não andar descalço bater os colchões antes de usá-lo e sacudir cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis e de jeito nenhum pegue os animas peçonhentos, nem que pareçam estar mortos”, alertou Raulinna Gomes.