Semed debate Plano Municipal da Educação com representantes dos três poderes

Educação
26/05/2015 17h51

Como parte do cronograma para elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 26, no gabinete da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A secretária, Marcia Valéria Lira Santana, destacou o esforço para a definição das metas. “O Plano Estadual da Educação é o grande esteio para as definições da realidade municipal”, pontuou.

De acordo com a secretária, a definição do Plano Municipal da Educação precisa estar alinhada com o Plano Nacional e Estadual. “Sem esse acompanhamento teremos um documento fadado ao fracasso”, registrou. “Aqui nessa reunião, por exemplo, temos a importante participação de representantes que podem dar uma grande contribuição para a definição das metas”, completou Marcia Valéria.

O chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Evandro Barbosa, iniciou a apresentação de todo o trabalho que já foi realizado ao longo dos meses. “Internamente construímos um documento base para dar início ao debate com todos os representantes aqui presentes. Vamos distribuir esse material para que possamos acrescentar ou não as sugestões e demais encaminhamentos”, enfatizou.

“Ainda no mês de junho vamos realizar uma pré-conferência sobre o Plano Municipal da Educação, seguido da conferência e, posteriormente, audiências para envolver o máximo de entidades e segmentos envolvidos com a educação”, explicou o chefe da Asplandi. “Todo o nosso trabalho segue as diretrizes e estratégias do Plano Nacional da Educação e visa alcançar as metas previstas por este", acrescentou.

Durante meses foram formadas comissões para cada eixo específico do Plano: Educação e Diversidade, Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente; Qualidade da Educação: Democratização do Acesso Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

"Cada eixo, de acordo com o tema, foi debatido conforme a competência de cada setor responsável. Nosso objetivo foi ampliar essa participação, envolvendo, inclusive, a sociedade civil e, principalmente, as escolas. Com esse documento base estamos caminhando para a definição do Plano Municipal de Educação de maneira democrática", ressaltou Evandro Barbosa.

Na reunião estiveram presentes representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe, Instituto Federal de Sergipe, Secretaria de Estado da Educação, Sindipema, Universidade Federal de Sergipe e Conselho Municipal de Educação.