Guarda Municipal de Aracaju participa de curso com a equipe da SWAT nos Estados Unidos

Guarda Municipal
26/05/2015 20h15

O guarda municipal (GM) de Aracaju, Tiago Emanuel, retornou há pouco tempo da cidade do Texas nos Estados Unidos onde participou do curso SUPER SWAT 2015. O SUPER SWAT acontece exclusivamente nos Estados Unidos e é desenvolvido pelo Centro Avançado de Técnicas de Imobilização (CATI) e a SWAT de Dallas com a parceria da Texas Tactical Police Officer Association (TTPOA) e da The Advanced Law Enforcement Rapid Response Training (ALERRT) da Universidade Estadual do Texas. O objetivo do treinamento é capacitar profissionais da área de segurança nas mais eficientes táticas utilizadas atualmente pelas maiores equipes da SWAT nos Estados Unidos.

De acordo com o GM Tiago, a possibilidade de participação no curso aconteceu no ano de 2008. "Em 2008 eu participei do I SWAT School Nordeste que foi realizado aqui em Aracaju, na Academia da Polícia Civil. Todos os que participaram desse curso ficaram cadastrados no CATI, empresa promotora do curso. Para essa edição realizada aqui, vieram dos Estados Unidos instrutores das SWAT's americanas. Após a realização desse curso, ficamos habilitados a participar do SUPER SWAT, que acontece a cada cinco anos nos Estados Unidos. Este ano eu recebi o convite para participar da edição do curso que foi concluído agora", declara.

Ao todo foram 16 dias de curso exclusivamente com agentes brasileiros, entre eles policiais militares, civis, federais, militares do Exército e guardas municipais. "A princípio participamos de uma conferência com policiais do Texas onde aprendemos sobre novos armamentos, técnicas e planejamento operacional. Na parte prática vimos sobre o fuzil tático, entradas táticas e arrombamento tático. No final das instruções tivemos uma competição na pista de obstáculos com disparos de arma de fogo utilizando fuzis e pistolas, nessa competição, eu fiquei em primeiro lugar", relata Tiago, emocionado.

Com a equipe da SWAT de Dallas, considerada uma das melhores do mundo e especializada em resgate de reféns, os profissionais brasileiros passaram pelas instruções de gerenciamento de crise, resgate de reféns e assalto a aeronave, instrução muito efetiva nos Estados Unidos, principalmente após o incidente de 11 de setembro de 2001.

No total foram 120 horas de curso com instruções nas áreas de resgate de reféns, planejamento operacional, fuzil tático, entradas táticas, arrombamentos táticos, low light (ambientes de baixa luminosidade), active shooter (atirador ativo), assalto a aeronave e conferência da SWAT. De acordo com Tiago, o conhecimento adquirido por ele o capacita a ser multiplicador para os demais agentes da Guarda Municipal de Aracaju. "O grupo que participou do curso teve a oportunidade de ser treinada pelos melhores, a nata da segurança pública americana. Aprendemos como funciona o planejamento operacional, a didática de apresentação de instrução, que é bem diferenciada, o low light, técnica muito interessante de combate em ambientes de baixa luminosidade. Hoje, eu posso ser multiplicador na área de entradas táticas, low light e assalto a aeronave. Estou trabalhando na tradução dos manuais para o português e a direção da GMA está provendo os meios, os recursos para a realização da capacitação de todo o efetivo em um futuro próximo", finaliza o GM Tiago.