USF Eunice Barbosa leva hipertensos e diabéticos para o Museu da Gente Sergipana

Saúde
27/05/2015 17h32

A Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, promoveu na tarde desta quarta-feira, 27, um dia de lazer para os hipertensos e diabéticos que são atendidos na Unidade. O objetivo da ação foi levá-los ao Museu da Gente Sergipana para conhecer a cultura, as comidas típicas, as músicas e as artes de Sergipe.  Além da exibição de um filme sobre a restauração do museu e sobre o patrimônio histórico e cultural, os visitantes se divertiram com a sala de cordel e repentes, a midiateca, a feira e o carrossel.

De acordo com a assistente social da Unidade, Cláudia Itatiana Cardoso, o bairro é muito carente no aspecto de lazer. “Esse público específico tem a faixa etária de 40 a 60 anos, que possui uma vulnerabilidade muito alta. Nosso trabalho de cuidado com o paciente é muito integrado, tanto na parte do cuidado medicamentoso, como na parte de atividades coletivas, educativas e também na parte do autocuidado, ou seja, no lazer dos pacientes, pois uma alteração de humor pode alterar o índice de glicemia e da pressão arterial. Muitos deles estão aqui pela primeira vez e essa é uma forma de cuidar através da alegria que proporcionamos a eles”, destacou.

Maria de Lourdes Passos é hipertensa e gostou muito de conhecer o museu. “É muito bom olhar coisas antigas, ouvir histórias de antigamente e conhecer a cultura de Sergipe. Sou natural de lagarto, mas moro aqui há muitos anos e sempre tive uma tradição de gostar das coisas simples do estado, como as comidas típicas e as músicas. O passeio também é bom para me divertir com o grupo da unidade que é sempre bem unido”, disse a usuária da Unidade.

Já Maria Júlia da Silva veio com a sua filha para conhecer o museu pela primeira vez. “Como eu morei muitos anos em Alagoas, não conhecia muito a cultura de Sergipe, então aproveitei que eu nunca tinha vindo aqui no museu e fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer. Estou adorando demais, é um momento muito importante para mim, pois estou ao lado da minha filha e dos meus amigos da Unidade. Nós estamos muito contentes”, comemorou a hipertensa da unidade.