Parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a NET irá disponibilizar internet banda larga nas escolas

Educação
27/05/2015 17h40

Mais de 70% das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, localizadas na área de abrangência técnica da empresa NET, com TV a cabo e internet banda larga nos laboratórios de informática e salas administrativas. É isso que a Prefeitura Municipal de Aracaju(PMA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Empresa Net, planeja realizar em nossa capital.

A parceria visa a instalação de dois pontos de internet banda larga, cada um com 10 megas de velocidade, e dois pontos de TV a cabo para uso didático entre alunos e professores. Dentro da proposta de trabalho, os professores terão ainda curso de formação continuada para aperfeiçoar o uso da internet para fins pedagógicos. Tudo isso faz parte do projeto Educonexão.

"Com certeza essa parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será muito importante para dar suporte aos trabalhos que estamos desenvolvendo, a exemplo do Diário de Classe Eletrônico", destacou Antônio Porto, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

O responsável pela Diretoria de Operações da NET em Sergipe, André Haji, enfatizou que a parceria integra as ações de responsabilidade social que a empresa promove em todo o país. "A NET está verdadeiramente comprometida com a sociedade. Implantamos, mesmo antes de entrar no mercado, a ideia do Caju Bike e agora mais esse avanço na área da educação", afirmou.

De acordo com André, os primeiros passos para a execução do projeto Educonexão já foram dados. "Vistoriamos todas as unidades de ensino, que estão localizadas em nossa área de atendimento e viabilidade técnica, para dar início a instalação dos pontos de acesso à internet e TV a cabo", contou o responsável pela Diretoria de Operações da NET em Sergipe, salientando que, ainda no mês de junho, algumas escolas já estarão com o projeto instalado.

O projeto conta também com a parceria do Instituto Crescer, que atua no Educonexão há 4 anos. "Vamos dar um suporte pedagógico para orientar os professores sobre as possibilidades didáticas que o projeto pode oferecer. Através do uso da TV a cabo temos programas culturais e educativos que podem ser trabalhos em sala de aula como conteúdo. Com a internet nos laboratórios é possível ampliar a área de pesquisa e conteúdo dos assuntos trabalhos em sala de aula", ressaltou Jussinaide Ribeiro, líder do projeto dentro do Instituto.

Parte das estratégias de atuação foram definidas durante uma reunião que aconteceu na tarde da última terça-feira, 26. Estiveram presentes Antônio Porto, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semed), Walter Nunes, coordenador de Tecnologias Educacionais da Semed, André Haji, responsável pela Diretoria de Operações da NET em Sergipe, Flávio Rodrigues, coordenador do projeto Educonexão, e Jussinaide Ribeiro, representante do Instituto Crescer.