Mutirão de Carteiras de Trabalho beneficia alunos e familiares do Programa ViraVida

Formação para o Trabalho
27/05/2015 17h34

Os alunos do Programa ViraVida deram um novo passo rumo à carreira profissional. Através da Agência do Trabalhador, setor da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), eles puderam realizar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A ação, que também beneficiou os familiares dos alunos, aconteceu ao longo desta quarta-feira, 27, no Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado no Bairro Santo Antônio.

Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, o Programa ViraVida apoia meninos e meninas, de 16 a 21 anos, que sofreram violência sexual. Através de educação e qualificação profissional, o programa oferece uma oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, para alcançarem a transformação em suas vidas por meio da inserção no mercado formal. "No dia em que entregarmos as carteiras de trabalho, haverá uma oficina de currículo", informa a coordenadora da Agência do Trabalhador, Sheila Monteiro.

A aluna M.F.S, de 16 anos, finalizou o curso de Atendimento ao Cliente, mas, mesmo assim, não perdeu a oportunidade de obter a CTPS. "No projeto, quando a gente termina, é encaminhado ao mercado de trabalho", conta a aluna, que sonha em fazer faculdade de Medicina. Mesmo com pouca idade, o aluno W.S, de 17 anos, já entende a importância deste documento. "Vim porque preciso da carteira de trabalho para entrar no mercado", diz W.S.

Para R.S, de 19 anos, esta é a chance de conseguir um bom emprego para sustentar os dois filhos. Emocionada, ela almeja conquistar a independência financeira. "Tenho que trabalhar para dar de comer aos meus filhos", afirma a aluna. Janete Rodrigues, parente de uma das participantes do Programa, acredita que, com uma carteira assinada, poderá realizar seus sonhos. "Quero ser independente, ter minha vida e, futuramente, fazer faculdade de Web Design", almeja Janete.