Saúde de Aracaju orienta população do Largo da Aparecida

Saúde
27/05/2015 17h43

A Saúde de Aracaju, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou durante todo o dia dessa quarta-feira, 27, uma ação de orientação a população do Largo da Aparecida, um dos bairros mais atingidos pelas fortes chuvas que estão acontecendo em nossa capital, para prevenção e controle da leptospirose e outras endemias e orientação sobre a prevenção de aparecimentos de animais peçonhentos. A ação contou com os agentes de endemias e os supervisores do CCZ.

Os agentes visitaram e entregaram panfletos explicativos em cerca de 240 casas, com o intuito de alertar à população sobre os riscos de doenças e aparecimentos de animais peçonhentos, durante as enchentes e após o recuo das águas, a população deve ficar atenta para o risco de contaminação e proliferação de doenças.

Os agentes explicaram à população medidas preventivas para evitar doenças como leptospirose, hepatite A, dengue, doenças diarréicas e respiratórias. Além do alerta sobre o aparecimento de animais peçonhentos, como cobra, escorpião, aranhas entre outros.

O supervisor de Endemias, José Bonfim Oliveira, salientou que todo cuidado é importante. "A população deve ficar atenta, principalmente no retorno para as casas inundadas, pois esses animais vão à procura de um lugar seco, nossos agentes entregaram à população sacolas plásticas de 60 litros com elástico, para justamente os moradores usarem nas pernas e também para serem utilizadas na retirada de lixo das casas. Quando forem limpar as casas é importante usarem botas, caso não tenham, coloquem sacolas amarradas nas pernas, usem luvas ou sacolas plásticas na mão, não toque na água contaminada sem proteção, sacuda as roupas, toalhas, lençóis, calçados e colchão antes de utilizar, pois esses animais peçonhentos podem estar escondidos", alertou o supervisor.

Bonfim também salientou que a Saúde de Aracaju está distribuindo material coletor para realizar parasitológico de fezes. Os exames serão realizados no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Madre Tereza de Calcutá.